Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.udesc.br/tede/tede/809
Tipo: Dissertação
Título: Ilusão e delírio em pintura:injunções teóricas sobre um pensamento plástico
Autor(es): Mattos, Patricia Laus
Primeiro Orientador: Cherem, Rosângela Miranda
Resumo: Esta dissertação toma como ponto de partida um conjunto de trabalhos plásticos que fiz entre os anos de 2005 e 2007. A partir deles desdobram-se interlocuções teóricas que relacionam a pintura através de diálogos com a história da arte, a filosofia e a psicanálise. No primeiro capítulo abordo a relação da pintura com as lentes, sejam elas vidros burilados ou naturais, comparando-as ao olho. Na relação particular que estabeleço com a câmara obscura e a máquina fotográfica, associando-as ainda ao olho humano, reconheço tanto nos procedimentos do fotógrafo, como nos procedimentos do pintor, o artifício do véu e, portanto, os artifícios da ilusão. No segundo capítulo, as lentes expostas num ambiente especialmente preparado para recebê-las aparecem como ciladas ao espectador ao prometer revelações, mas obliterar todos os movimentos que poderiam refazer o percurso daquilo que um dia foi visto. Abordo, ainda, a relação entre olho e olhar, considerando a visão como um mecanismo que deflagra delírios ao tentar tocar a imagem, posto que ela só pode ser apreendida como aquilo que escapa e dissipa, portanto, como ausência e distância. No terceiro capítulo abordo a violência deste processo que envolve a ilusão e a perda da certeza no visível e entendo esta violência como um movimento inerente ao humano. Daí a fenda incurável da existência. Contra todo um ideal racional e ocular-centrado criado pelo homem está a violência sem medida a invadir e governar os sentidos, inclusive no ato de abrir e fechar os olhos
Palavras-chave: Fotografia de arte
Artes Plásticas
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade do Estado de Santa Catarina
Sigla da Instituição: UDESC
metadata.dc.publisher.department: Artes Visuais
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Artes Visuais
Citação: MATTOS, Patricia Laus. Ilusão e delírio em pintura:injunções teóricas sobre um pensamento plástico. 2007. 97 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/809
Data do documento: 22-Nov-2007
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
capa.pdf83,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.