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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Vale do Ribeira: uma contribuição das redes virtuais quilombolas para a formação de professores de artes visuais na perspectiva da lei 10.639/2003
metadata.dc.creator: Perini, Janine Alessandra
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Maria Cristina da Rosa Fonseca da
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação objetiva investigar como os conteúdos veiculados no site da comunidade quilombola do Vale do Ribeira podem subsidiar a formação continuada dos professores de artes visuais, com vistas à implementação das mudanças pedagógicas no contexto da Lei 10.639/2003. Dessa maneira, tenta contribuir para a ampliação e a continuidade das discussões acerca da inserção educacional do aluno afrodescendente, na aplicação da referida lei e na valorização dos conteúdos étnico-raciais. Outro aspecto relevante considerado no contexto da pesquisa foi a necessidade de ampliação da formação continuada dos professores de artes visuais no campo da inclusão social. Para essa formação, o crescente uso das tecnologias da informação e da comunicação, como a Internet, constitui-se em uma grande ferramenta pedagógica, tanto na formação inicial e/ou continuada dos professores de artes visuais como também em sala de aula, com os estudantes. Assim como a lei acima citada, esta dissertação contribui para recuperar aspectos da cultura afro-brasileira no Brasil. Nela, enfatizamos os quilombos brasileiros, mostrando a contribuição exploratória, descritiva e analítica, analisando o site www.quilombosdoribeira.org.br e a comunidade Ivaporunduva. Essa investigação caracterizou-se como exploratória porque investigou com maior familiaridade os conteúdos exibidos do afrodescendente no país, apresentando a estimativa de quantidade de quilombos dentro do Brasil, a definição de quilombos, o seu surgimento, situando o Vale do Ribeira e descrevendo a comunidade de Ivaporunduva e suas produções artísticas. A metodologia escolhida foi a qualitativa, por meio de uma pesquisa em sites de comunidades quilombolas, sistematizando as informações sobre o tema. Igualmente é descritiva, pois buscou observar, descrever e registrar as características do site e da comunidade. E também analítica porque analisou o site e os dados coletados no estudo de campo. No campo de pesquisa foram utilizados para a coleta de dados a observação, entrevistas semiestruturadas de cunho etnográfico, realizadas de forma dialogada, sendo introduzidos novos elementos para auxiliar a pessoa pesquisada a fornecer informações relevantes para elucidar os questionamentos levantados na pesquisa. Também foi realizado nas comunidades do Vale do Ribeira um registro visual a fim de propor um ensaio fotográfico das comunidades com o ponto de vista da pesquisadora. Como resultado deste estudo, percebemos que os conteúdos apresentados no site, tanto escritos, como visuais, mostram a realidade do lugar, da cultura e da sobrevivência dos quilombolas. Compõem o site imagens representativas da região e das comunidades, com o fundo neutro e a tipologia diversificada. A navegabilidade e a funcionalidade são adequadas por possuírem uma estrutura simplificada, permitindo ao usuário percorrer rapidamente o espaço virtual em busca de informações, mas apresenta carências em relação às ações tecnológicas possíveis para um hipertexto, principalmente pela interatividade e à restrição de usuários, por não abrir espaço para pessoas com deficiência ou para pessoas de outras nacionalidades. Acreditamos que o principal conteúdo encontrado no site e na comunidade para a formação inicial e/ou continuada dos professores de artes visuais seja o objeto artístico da comunidade quilombola, nesse caso o artesanato com a fibra da bananeira e os objetos utilitários para uso doméstico, feitos de forma artesanal com a matéria-prima da região
Abstract: This dissertation aims to investigate how the content on the website of the Ribeira Valley's Quilombola Community can support the ongoing training of teachers of visual arts, with a view to implementing changes in the context of teaching of the Law 10.639/2003. Thus, attempts to contribute to the expansion and continuation of discussions on the educational development of students of African descent in the application of that law and appreciation of ethnic and racial content. Another important aspect considered in the context of the research was the need to expand the continuing education of teachers of visual arts in the field of social inclusion. For this training, the growing use of technology of information and communication, such as the Internet, is a great educational tool for initial or continuing training of visual arts teachers as well as in its use in the classroom, with students. As in the law mentioned above, this dissertation contributes to recover aspects of the African-Brazilian culture in Brazil. Here, we emphasize the Brazilian quilombos, showing the contribution of African descent in the country, showing the estimated amount of quilombos within Brazil, the definition of quilombos and its appearance, placing Ribeira Valley, describing the Ivaporunduva s community as well as its artistic production . The methodology chosen was qualitative, through an exploratory, descriptive and analytical research, examining the website www.quilombosdoribeira.org.br and the Ivaporunduva comunity. This investigation was characterized as exploratory because it investigated with greater familiarity the contents displayed on quilombola communities websites, systematizing the information on the subject. Also it is descriptive, as sought to observe, describe and record the characteristics of the website and of the community. And also analytical because it analyzed the website and the data collected in the field. In the research field were used for data collection the observation, semistructured ethnographic interviews conducted in a dialogic way, introducing new elements in order to assist the searched person providing relevant information to clarify the questions raised in the survey. It Was also performed in the community of Vale do Ribeira a visual record in order to propose a photo essay of the communities with the view of the researcher. As a result of this study, we noticed that the contents of the website, both written and visual, show the reality of the place, culture and survival of the Quilombolas.The website contains representative images of the region and communities, with the neutral background and diverse typology. The navigability and functionality are suitable having a simple structure what allows the user to move quickly through the virtual space for information, but has lacks in relation to possible technological actions for a hypertext, especially the interaction and restriction of users, by not opening space for disabled people or people of other nationalities. We believe that the most important content found on the website and at the community for initial and / 11
Keywords: Arte-educação
Lei 10639/2003
Formação de professores
Quilombo Ivaporunduva
Arte Estudo e ensino
Art-Education
Law 10.639/2003
Training of teachers
Quilombo Ivaporunduva
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Estado de Santa Catarina
metadata.dc.publisher.initials: UDESC
metadata.dc.publisher.department: Artes Visuais
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Artes Visuais
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/751
Issue Date: 12-Jul-2012
Appears in Collections:Mestrado em Artes Visuais

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