Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.udesc.br/tede/tede/695
Tipo: Dissertação
Título: Perspectivas da responsabilidade social na bunge alimentos
Título(s) alternativo(s): Social responsability perspectives at Bunge Alimentos
Autor(es): Oliveira, Alexandre de Sá
Primeiro Orientador: Heidemann, Francisco Gabriel
Resumo: A presente pesquisa teve como motivação os conteúdos ministrados no programa de mestrado da Universidade do Estado de Santa Catarina, mais precisamente aqueles referentes à linha de pesquisa a qual a mesma oferece aderência, qual seja, Gestão Pública, Terceiro Setor e Responsabilidade Social. A busca de estratégias que estimulem ou induzam a uma cidadania mais ativa e interessada nas questões políticas em seu cotidiano foi a perspectiva orientadora do presente estudo. Para responder à pergunta "que fundamentos orientam a prática da responsabilidade social corporativa na Bunge Alimentos?" estabeleceu-se como objetivo geral da pesquisa: "conhecer a visão de responsabilidade social corporativa da Bunge Alimentos. A partir da realização de uma pesquisa de natureza qualitativa, com delineamento de estudo de caso envolvendo os gestores da organização e da Fundação Bunge, concluiu-se que as práticas de responsabilidade social na referida organização fundamentam-se também em aspectos subjetivos do seu funcionamento interno - uma visão de dentro para fora da empresa - e não apenas a partir de pressões do ambiente, conforme constatações predominantes na literatura sobre o assunto
Abstract: Subjects presented in the Master Degree Program of Santa Catarina State University (UDESC) motivated this research, more precisely those referring to Public Management, Third Sector and Social Responsibility. The search for strategies that stimulate for or induce to an active and interested citizenship on political issues presented in ordinary people day-by-day lives, was a main perspective to the present study. To answer the question Which principles orientate Bunge Alimentos for CSR practices? , it was set as a research general objective knowing Bunge Alimentos Corporate Social Responsibility vision . Through a qualitative research based on a case study involving Bunge and Fundação Bunge s managers, it was concluded that its Corporate Social Responsibility practices are based also in internal subjective aspects an inside-out vision and not only as an outside environment pressures consequence, as presented in the dominant literature.
Palavras-chave: Responsabilidade social da empresa
Ética empresarial
Indústria alimentícia
Corporate social responsibility
Business ethics
Values
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade do Estado de Santa Catarina
Sigla da Instituição: UDESC
metadata.dc.publisher.department: Administração
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Administração - Profissionalizante
Citação: OLIVEIRA, Alexandre de Sá. Social responsability perspectives at Bunge Alimentos. 2008. 69 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/695
Data do documento: 28-Mai-2008
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Aexandre.pdf469,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.