Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.udesc.br/tede/tede/523
metadata.dc.type: Tese
Title: Ceci n est pas un acteur: corpo, percepção e experiência na cena e na pedagogia da Socìetas Raffaello Sanzio
metadata.dc.creator: Ferreira, Melissa da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Bonfitto Júnior, Matteo
metadata.dc.description.resumo: Este estudo aborda as articulações entre a criação artística, o ensino do teatro e a formação do ator nas práticas artísticas da companhia teatral italiana Socìetas Raffaello Sanzio, tendo como eixo principal questões relativas à percepção, à experiência e à materialidade do corpo. Algumas obras, processos artísticos e laboratórios são analisados com o intuito de entender tais articulações nos trabalhos de Romeo Castellucci, Chiara Guidi e Claudia Castellucci. Este estudo discute também o papel de destaque da infância no percurso da companhia, devido ao modo particular da criança de estar em cena e de ver o mundo e a arte. A primeira parte do trabalho consiste em uma breve apresentação do trabalho da Socìetas Raffaello Sanzio. No segundo capítulo, as práticas artísticas e pedagógicas abordadas evidenciam a peculiaridade dos trabalhos de cada um dos membros fundadores da companhia. O terceiro capítulo aborda obras, laboratórios e processos criativos observados no Teatro Comandini, em Cesena (Itália), sede da companhia. O quarto capítulo busca articular os conteúdos que emergiram das práticas observadas, descritas e analisadas nos capítulos precedentes. Este estudo reconhece que a peculiaridade do trabalho realizado pela Socìetas Raffaello Sanzio está em borrar os limites entre a experiência cênica e o processo de aprendizagem, entre a atuação e a fruição, entre a criação artística e a produção de saberes. Estas características contribuem para um novo pensamento sobre o ensino do teatro e a formação do ator, no qual haja articulações e contaminações entre os procedimento, mecanismos e estratégias da pedagogia do teatro e do teatro contemporâneo.
Abstract: This study examines the articulation between artistic creation, pedagogy of theatre and actor training as explored at Socìetas Raffaello Sanzio, an italian theatre company. Some works, artistic processes as well as laboratories are analysed in order to understand the connection between theatre pedagogy and contemporary theatre through works created by Romeo Castellucci, Chiara Guidi and Claudia Castellucci. It discusses the role played by infancy in the company s path, due to the specific way children are involved in this process which takes advantage of the way they see the world and art. In the first part of this study the Socìetas Raffaello Sanzio s work is presented. Artistic and pedagogic practices developed by the company are examined in the second part, which reveals in turn the specificity of the work created by the company s founders. The third part analyses creative processes through direct observation, during a field study in Italy. The fourth part relates the material provided in the previous chapters. To sum up, this study recognizes that one of the peculiarities of the work produced by Socìetas Raffaello Sanzio is associated with the weakening the limits between acting background and theatre pedagogy, between acting experience and learning processes, between acting and reception. These characteristics contribute to the emergence of a new approach to theatre knowledge, in which procedures, dispositives, strategies and theatre pedagogy are deeply intertwined.
Keywords: Socìetas Raffaello Sanzio
Pedagogia do teatro
Pedagogia do ator
Teatro contemporâneo
Infância
Teatro
Atores
Socìetas Raffaello Sanzio
Theatre pedagogy
Acting background
Contemporary theatre
Childhood.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Estado de Santa Catarina
metadata.dc.publisher.initials: UDESC
metadata.dc.publisher.department: Teatro
metadata.dc.publisher.program: Doutorado em Teatro
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/523
Issue Date: 9-May-2014
Appears in Collections:Doutorado em Teatro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
116008.pdf415,86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.