Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.udesc.br/tede/tede/2606
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Maracajá em foco: reflexões acerca das experiências de educação patrimonial do Centro Histórico Cultural Avetti Paladini Zilli Museu Municipal do Trabalho em Maracajá, SC
metadata.dc.creator: Machado, Sibeli Cardoso Borba
metadata.dc.contributor.advisor1: Cunha, Maria Teresa Santos
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação, construída à luz da História do Tempo Presente, tem por objetivo analisar como o município de Maracajá/SC, apoiando-se em propostas de Educação Patrimonial, tem vislumbrado e, por conseguinte, traçado, linhas de atuação para atender políticas de democratização de seu patrimônio cultural. Para esta pesquisa, três motes balizaram a investigação dadas sob o contexto da disseminação e do aceleramento de ações de preservação e de valorização do patrimônio cultural no presente: a sistematização de ações voltadas à preservação do patrimônio maracajaense, que culminaram com a criação do Centro Histórico Cultural Avetti Paladini Zilli no ano de 2004, o qual acolhe o Museu Municipal do Trabalho; a adoção de atividades de Educação Patrimonial pelo museu, com o intuito de orientar as propostas de ação educativa e as atividades desenvolvidas por ele em suas parcerias com outras instituições de ensino e com a comunidade; a descrição interpretativa do conjunto de atividades educativas desenvolvidas entre os anos de 2004 e 2009 pelo museu, em parceria com as escolas da rede municipal de ensino de Maracajá, que vislumbram como o Museu Municipal do Trabalho tem gestado possibilidades de acesso ao patrimônio, na busca pela promoção de cidadania e autonomia
Abstract: This dissertation, constructed to the light of the History of the Present Time, has as its objective to analyze how the city of Maracajá/SC, supporting itself in proposals of Patrimonial Education, has glimpsed and, therefore, tracing, lines of performance to take care politics of democratization of its cultural patrimony. For this research, three concepts had grounded this investigation under the context of the dissemination and the acceleration of preservation actions and valorization of the cultural patrimony in the present time: the systematization of actions directed to the preservation of the maracajaense patrimony, that had culminated with the creation of the Cultural Historical Center Avetti Paladini Zilli in the year of 2004, which receives the Municipal Museum of the Work; the adoption of the boarding of Patrimonial Education by the museum, with intention to guide the proposals of educational actions and the activities developed for it in its partnerships with other institutions of education and the community; the interpretative description of the set of developed educational activities between the years of 2004 and 2009 by the museum, in partnership with the municipal schools of Maracajá, that glimpse how the Municipal Museum of Work has managed possibilities of access to the patrimony, in the search for the promotion of citizenship and autonomy
Keywords: Museu
Educação patrimonial
Atividades educativas
História do tempo presente
Museus Maracajá (SC)
História estudo e ensino
Patrimônio cultural
Museum
Patrimonial education
Educational activities. History of the present time.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Estado de Santa Catarina
metadata.dc.publisher.initials: UDESC
metadata.dc.publisher.department: História
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em História
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/2606
Issue Date: 6-Jul-2010
Appears in Collections:Mestrado em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sibeli.pdf2,5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.