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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Educação no pós-abolição: um estudo sobre as propostas educacionais de afrodescendentes (São Paulo/1918-1931)
Other Titles: Education in Post-Abolition: a study of the educational proposals of African descent (San Paulo/1918-1931)
metadata.dc.creator: Lucindo, Willian Robson Soares
metadata.dc.contributor.advisor1: Dallabrida, Norberto
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação tem o objetivo de analisar a criação as propostas de educação feitas por afrodescendentes na cidade de São Paulo no período de 1918 à 1931, quando a imprensa negra criticou com mais veemência os usos das sociedades beneficentes, que possibilitou o surgimento do Centro Cívico Palmares que, ao contrário das outras associações criticadas nos jornais, não organizava bailes só se preocuparia com a instrução cívica dos afrodescendentes e encerrou suas atividades em 1931. Nesse sentido, a análise possibilitou o reconhecimento do sentido da educação a essas pessoas, a que projeto de vida ela estava relacionada. Através de jornais, estatutos, memórias usadas como fontes, entendeu-se que havia uma esfera pública de letrados afrodescendentes que tentava colocar os afrodescendentes em condição de cidadãos em pé de igualdade com os demais setores da sociedade paulistana, para isto tentou criar uma outra convivência em que a educação seria um ponto importante para inculcar seus valores e anseios, o que faz das propostas de educação uma estratégia dessa esfera pública
Abstract: This dissertation aims to analyze the creation of education proposals made by African descendants in São Paulo from 1918 to 1931, when the black press criticized more strongly the use of charitable societies, which allowed the appearance of the Civic Center Palmares that, unlike the other associations criticized in newspapers, organized dances not only be concerned with the civic education of African descent and closed in 1931. In this sense, the analysis allowed the recognition of the meaning of education to these people, the life project that she was related. Through newspaper articles, memoirs used as sources, it was felt that there was a public sphere of scholars of African descent who was trying to make the descent on condition of citizens on an equal footing with other sectors of the city's community, for it attempted to create "another relationship "in which education was an important point to inculcate their values and aspirations, which makes the proposed education strategy of the public sphere
Keywords: Afrodescendentes
Educação
Associação combativa
Pós-abolição
Negros educação São Paulo (Estado)
Educação História
African Descent
Education
Association combative
Post-abolition
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Estado de Santa Catarina
metadata.dc.publisher.initials: UDESC
metadata.dc.publisher.department: História
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em História
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/2600
Issue Date: 25-Feb-2010
Appears in Collections:Mestrado em História

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