Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.udesc.br/tede/tede/2578
Tipo: Dissertação
Título: Patrimônio em contraste : as ações de litígio na proteção do patrimônio edificado em Blumenau/SC (1980-2010)
Autor(es): Fonseca, Karla Franciele da
Primeiro Orientador: Gonçalves, Janice
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo principal analisar as tensões e conflitos deflagrados durante os processos de tombamento em nível estadual das edificações em Blumenau/SC, com destaque para os casos que geraram contestações judiciais. Tem como escopo documental a legislação e demais documentos oficiais, nacionais e internacionais que tratem do direito à propriedade privada e da proteção do patrimônio cultural; os processos de tombamento da Fundação Catarinense de Cultura órgão responsável pela preservação do patrimônio cultural em Santa Catarina e fontes orais. Inserida na linha de pesquisa Linguagens e Identificações do PPGH-UDESC, a pesquisa que deu origem à dissertação buscou compreender como são apreendidas as representações sobre as cidades e/ou o Estado e quais são as disputas que surgem a partir da preservação do patrimônio cultural. Considerados os recortes temático e cronológico, a dissertação procura mobilizar as contribuições teórico-metodológicas da História do Tempo Presente.
Abstract: Esta disertación tiene como objetivo analizar las tensiones y conflictos desencadenados durante el proceso de preservación en el ámbito estatal de los edificios en Blumenau/SC destacando los casos que han generado desafíos legales. Su levantamiento documental incluye documentos oficiales, nacionales e internacionales que se ocupan del derecho a la propiedad privada y la protección del patrimonio cultural; los procesos de la Fundación Santa Catarina Cultura - la organización responsable de la conservación del patrimonio cultural en Santa Catarina - y fuentes orales. Insertada en la línea de investigación "Lenguas e identificaciones" del PPGH-UDESC, la investigación que dio origen a la disertación ha tratado de comprender cómo son aprehendidos las representaciones de las ciudades y/o Estado y cuáles son los conflictos que surgen de la preservación del patrimonio cultural. Considerado los recortes temáticos y cronológicos, la disertación pretende movilizar los aportes teóricos y metodológicos de la Historia del Tiempo Presente.
Palavras-chave: Patrimônio cultural - Proteção
Políticas de Preservação
Santa Catarina
Blumenau
Patrimonio Cultural
Derecho
Políticas de Preservación
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade do Estado de Santa Catarina
Sigla da Instituição: UDESC
metadata.dc.publisher.department: História
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em História
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/2578
Data do documento: 11-Mar-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
123824.pdf3,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.