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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Poder, comunicação e imagens : marketing televisivo e memória mediática na campanha presidencial de 1989
metadata.dc.creator: Rego, Edgar de Sousa
metadata.dc.contributor.advisor1: Hagemeyer, Rafael Rosa
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação visa discutir a campanha eleitoral para Presidência da República de 1989, através do audiovisual, a partir da abordagem da História do Tempo Presente. Inicialmente as analise se utilizam das produções televisivas durante a campanha eleitoral, horário eleitoral de propaganda gratuita e debate, tentando analisar os códigos e símbolos utilizados, afim de constituir um imaginário acerca dos candidatos, e a atuação dos mesmos nos confrontos televisivos. Este trabalho também discute a memória da campanha a partir das produções cinematográficas e televisivas, posteriores a 1989, Decadência (1995) e Doces Poderes (1997), que acabam abordando as eleições de 1989, seja como fragmento da narrativa, ou como alegoria. Deste modo podemos fazer uma análise unindo a leitura do audiovisual, como um documento e os enquadramentos de memória realizadas por estas produções. Assim questões como a manipulação da mídia, a derrota de Lula e a cultura política brasileira tornam-se pontos e referencias importantes para o trabalho.
Abstract: This dissertation aims at discussing the Brazilian presidential campaign of 1989, through audio-visual works, from the approach of the History of the Present. Initially the analysis will be based on the television production of the election campaign, the election propaganda and the television debates, in order to try to analyze the codes and symbols used to build an imaginary about the candidates and their performance in their clashes in television debates. This paper also discusses the memory of the campaign from films and television productions, subsequent to 1989, such as Decadência (1995) and Doces Poderes (1997) that talk about the 1989 elections, either as a narrative fragment, or as an allegory. In this sense it is possible to analyze both the audio-visual as a document and the memory framework carried by these productions. Likewise issues such as media manipulation, the defeat of Lula and the Brazilian political culture become important subjects to this work.
Keywords: Campanha eleitoral
Presidentes - Eleição
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Estado de Santa Catarina
metadata.dc.publisher.initials: UDESC
metadata.dc.publisher.department: História
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em História
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/2563
Issue Date: 9-Mar-2012
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