Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.udesc.br/tede/tede/2532
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Mímese do tempo: projeções temporais em um homem com uma câmera e Tokyo-Ga
metadata.dc.creator: Mendonça, Daniel Pereira Xavier de
metadata.dc.contributor.advisor1: Gonçalves, Janice
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação analisa os filmes Um homem com uma câmera (1929), de Dziga Vertov, e Tokyo-Ga (1985), de Wim Wenders, em sua relação com a temporalidade e a historicidade da época em que foram realizados. São abordados paralelamente aspectos históricos e estéticos, sendo utilizadas categorias históricas como regime de historicidade , proposta por François Hartog, horizonte de expectativa e espaço de experiência , de Reinhart Koselleck, conceitos importantes para se compreender que a forma como passado, presente e futuro são articulados ajuda a explicar certos aspectos de uma dada temporalidade. Modernidade e pós-modernidade, memória e esquecimento, aceleração temporal, sacralização do passado são alguns dos tópicos que permeiam esta pesquisa, que também sublinha aproximações e tensões entre cinema e história no que se refere a conceitos como verdade, legitimidade, produção de sentidos e representação
Abstract: This dissertation examines the films Man with a movie camera (1929), by Dziga Vertov, and Tokyo-Ga (1985), by Wim Wenders, in their relation to temporality and historicity of the time they were made. At the same time, historical and aesthetic aspects are addressed through historical categories as regime of historicity , proposed by François Hartog, horizon of expectation and space of experience , by Reinhart Koselleck, which are important concepts to understand that the way past, present and future are articulated helps explain certain aspects of a particular temporality. Modernity and postmodernity, memory and forgetting, time acceleration, and sacralization of the past are some of the topics involved in this study, that also highlights similarities and tensions between cinema and history in relation to concepts like truth, legitimacy, production of meaning and representation
Keywords: Cinema
História
Diga Vertov
Wim Wenders
Representação
Vertov, Dziga
Cinema- História
Wenders, Wim
Cinema
History
Dziga Vertov
Wim Wenders
Representation
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Estado de Santa Catarina
metadata.dc.publisher.initials: UDESC
metadata.dc.publisher.department: História
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em História
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/2532
Issue Date: 8-Dec-2011
Appears in Collections:Mestrado em História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Daniel.pdf1,67 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.