Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.udesc.br/tede/tede/2455
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O youtube como ferramenta pedagógica no ensino de física
Other Titles: YOUTUBE AS A PEDAGOGICAL TOOL ON THE TEACHING OF PHYSICS
metadata.dc.creator: Kamers, Nelito José
metadata.dc.contributor.advisor1: Sartori, Ademilde Silveira
metadata.dc.description.resumo: As novas mídias trouxeram para o nosso tempo mudanças significativas na área da comunicação, contribuído sobremaneira para uma nova forma de se comunicar, de viver e de aprender. A invasão das linguagens multimídias no cotidiano de nossos alunos leva-nos a indagar sobre a repercussão desses recursos no ambiente escolar. Nesse sentido, esse trabalho tem como intenção de estudo explorar o uso das mídias no cotidiano escolar a partir de uma investigação sobre as múltiplas possibilidades de utilização do site Youtube como ferramenta pedagógica. O estudo parte da reflexão de que, além de se preparar para o futuro, é preciso usar os recursos já disponíveis na internet, dentre estes o Youtube, como uma ferramenta que ajuda a trazer o mundo vivencial do aluno para a sala de aula. Para isso, discutimos a questão da interatividade proporcionada pelo uso criativo dessa mídia e questões relativas à autoria e coautoria que são os fatores diferenciais e que possibilitam o uso desse site como uma ferramenta pedagógica. Dessa forma, as dimensões do uso YouTube em sala de aula e suas possibilidades como ferramenta pedagógica no ensino de física foram compreendidos por meio de uma pesquisa qualitativa. Levando em consideração experiências vivenciadas em sala de aula e tendo por base uma revisão da literatura, fizemos uso de entrevistas com professores e um questionário aplicado a uma amostra de alunos do ensino médio para obter dados que nos permitiram verificar como se dá o uso desse site por professores e alunos, suas finalidades, objetivos e se há uma repercussão no aluno em relação aos objetivos do professor ao fazer uso desse recurso. Ao final do trabalho nossas considerações, baseadas no referencial teórico e nas respostas de professores e alunos, apontam para a necessidade de se explorar mais o YouTube em sala de aula. O potencial interativo desse site permite a ocorrência de autoria e coautoria na prática escolar, o que viabiliza o estabelecimento de ecossistemas comunicativos na escola, assim, o YouTube é uma ferramenta que pode contribuir para uma prática pedagógica educomunicativa
Abstract: The new media brought to our times significant changes in the communication field, contributing above all to a new way to communicate, live and learn. The invasion of the multimedia languages on the everyday life of our students makes us question the repercussion of these resources in the school environment. In that sense, this work has as intention of study to explore the use of media in the daily school life based on an investigation on the multiple possibilities of using the website Youtube as a pedagogical tool. The study originates from the pondering that, besides preparing oneself for the future, it is necessary to make use of the resources which are already available on the internet, among them, Youtube, as a tool to aid bringing the living world of the student into the classroom. For that, we discuss the question of interactivity provided by the creative use of this medium and matters related to authorship and co-authorship, which are differential factors and which make the use of this website as a pedagogical tool feasible. So, the dimensions of the use of Youtube in class and its possibilities as a pedagogical tool in the teaching of Physics were understood through a qualitative research. Taking into consideration experiences lived in class and having as basis a review of the literature, we made use of interviews with teachers and a questionnaire applied to a sample of high school students to obtain data which allowed us to verify the use of this site by teachers and students, its goals, objectives and if there is repercussion in the student in relation to the objectives of the teacher on the use of this resource. At the end of the work, our final considerations, based on the theoretical referential and the answers of teachers and students, point the need of a further exploration of Youtube in the classroom. The interactive potential of this website allows the occurence of authorship and co-authorship in the school practice, which makes the establishment of communicative ecosystems at school viable, so, Youtube is a tool which can contribute for a educommunicative pedagogical practice.
Keywords: Física - Estudo e ensino
Prática de ensino
Redes sociais on-line
Ensino de física
Prática pedagógica educomunicativa
Interatividade
Autoria
Coautoria
YouTube
Physics teaching
Educommunicative pedagogical practice
Interactivity
Authorship
Co-authorship
Youtube
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Estado de Santa Catarina
metadata.dc.publisher.initials: UDESC
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação
Citation: KAMERS, Nelito José. YOUTUBE AS A PEDAGOGICAL TOOL ON THE TEACHING OF PHYSICS. 2013. 178 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/2455
Issue Date: 8-Mar-2013
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
nelito.pdf3,91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.