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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Uma representação midiática de jovem e de escola: a telenovela Malhação e seus modos de endereçamento
metadata.dc.creator: Coutinho, Lidia Miranda
metadata.dc.contributor.advisor1: Quartiero, Elisa Maria
metadata.dc.description.resumo: Nesta pesquisa investigamos como as representações midiáticas de jovem e de escola produzem endereçamentos e interferem no consumo cultural de programas da rede aberta de televisão brasileira, destinados aos adolescentes e como este público, proveniente de diferentes classes e contextos sociais, consome e ressignifica suas mensagens. Como referencial teórico-metodológico adotamos a teoria latino-americana das múltiplas mediações e o enfoque integral da audiência, os estudos culturais, a teoria dos modos de endereçamento e das representações midiáticas. Investigamos o consumo cultural da telenovela Malhação, junto a adolescentes de 5ª a 8ª séries que freqüentam uma escola pública e outra privada, no município de Florianópolis. A metodologia utilizada, questionário e entrevistas coletivas, forneceu dados que nos permitem concluir que: a televisão permanece como uma das principais fontes de lazer e informação para adolescentes de diferentes classes sociais; as telenovelas figuram entre os programas prediletos para esta faixa etária; Malhação produz endereçamentos focados no público que deseja atingir e de fato o interpela a partir de uma representação midiática socialmente valorizada de um adolescente modelo; e que a escola é um espaço muito importante de sociabilidade e formação, sobretudo para jovens de classes sociais menos favorecidas
Abstract: This study investigates how media representations of young people and school produce modes of address and interfere in the cultural consumption of broadcast television programs in Brazil aimed at adolescents and how this public, from different classes and social contexts, consumes and resignifies its messages. As theoretical methodological references we adopted the Latin American theory of multiple mediations, the integral audience focus, cultural studies and theories of modes of address and of media representations. We investigate the cultural consumption of the Brazilian televised drama Malhação, by 5th 8th grade adolescents from a public and others from a private school, in the municipality of Florianópolis. The methodology used a questionnaire and collective interviews and supplied data that allow us to conclude that television is still one of the main sources of leisure and information for adolescents of different social classes; television dramas are among the favorite programs for this age group; Malhação produces modes of address focused on the public that it wants to reach and in fact reaches them through a socially compelling media representation of an adolescent model; and that the school is a very important space for sociability and education, above all for youth in the less favored social classes
Keywords: Múltiplas mediações
Representação midiática
Modos de endereçamento
Consumo cultural
Adolescentes
Telenovela e escola
Telenovelas
Educação do adolescente
Multiple mediations
Media representation
Modes of address
Cultural consumption
Adolescents
Telenovela and school
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Estado de Santa Catarina
metadata.dc.publisher.initials: UDESC
metadata.dc.publisher.department: Educação e Cultura
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação e Cultura
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/2427
Issue Date: 17-Jun-2009
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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