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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Instituto Estadual de Educação: espaços de participação democrática?
Instituto Estadual de Educação: espaços de participação democrática?
metadata.dc.creator: Martins, Maria Cristina
metadata.dc.contributor.advisor1: Carminati, Celso João
metadata.dc.description.resumo: Com esta pesquisa, procuramos compreender e discutir os espaços de participação democrática da comunidade escolar no Instituto Estadual de Educação, uma instituição peculiar com mais de 100 anos de história em Florianópolis, no período de 1985 a 1995. Investigamos questões referentes às atividades e processos de constituição democrática que se deram dentro da instituição a partir da participação direta da comunidade escolar nas decisões, identificando os obstáculos (limites) e os elementos facilitadores (possibilidades) dessa participação. Procuramos estabelecer uma mediação entre o momento singular do cotidiano escolar do IEE (movimentos internos) e as lutas sociais que aconteciam no país nas décadas de 1980 e 1990, discutindo momentos específicos de participação como os processos de eleição para o cargo de diretor (1985 e 1990) e as greves do corpo docente (1987 e 1995). Nesse sentido, para melhor compreender esses processos foram discutidos conceitos como participação, capital social e capital simbólico. Como fontes de pesquisa foram analisados documentos do arquivo da instituição, documentos pessoais, revisão bibliográfica, fontes orais e jornais locais da época
Abstract: Witch this search, we try to understand and discuss the ways of democratic participation of school communit of Instituto Estadual de Educação, a singular institution wich hás more than 100 years of history in Florianópolis , in the period between 1985 and 1995. We investigate questions toward activies and processes of this democratic institution that occurs inside the school with a real participation of the school community in the main decisions, identifying the blocks and the facilities of this participation. We look for establish a mediation between the singular moment of the day of the school (Inside movements) and the social fights that happened in the country in 1980 and 1990 s decades, discussing specific moments of participation as the process of election to the principal of the school (1985 and 1990) and the strikes of the teachers (1987 and 1995). In this way, to understand better these processes, concepts were discussed as participation, social capital and symbolic capital. For the search were analysed documents from the institution comp. file., particular documents, bibliography revision, newspapers and oral expressions of the local people
Keywords: Participação
Espaço social
Democracia
Eleição
Capital social e simbólico
Participation
Social space
Democracy
Election
Social capital and simbolic capital
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Estado de Santa Catarina
metadata.dc.publisher.initials: UDESC
metadata.dc.publisher.department: Educação e Cultura
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação e Cultura
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/2426
Issue Date: 16-Mar-2009
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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