Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.udesc.br/tede/tede/2421
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A análise de informações estatísticas segundo uma visão matemático-crítica
metadata.dc.creator: Tomio, Júlio César
metadata.dc.contributor.advisor1: Rosa, Silvana Bernardes
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação tem por principal objetivo mostrar que várias informações estatísticas veiculadas na mídia impressa (jornais e revistas) sofrem distorções, tanto do ponto de vista técnico quanto semântico, seja por falta de conhecimento daqueles que as publicam, seja por manipulação intencional. Através da análise de casos, busca-se mostrar os equívocos eventualmente apresentados em termos de informações estatísticas. Intenciona-se dessa maneira, construir uma linha de análise que contribuirá para a obtenção de conclusões mais precisas por parte dos leitores
Abstract: This work has as its main objective to show that several statistical information published in print media (newspapers and magazines) suffer distortions, both technical as well as semantic, whether by lack of knowledge of those who publish, either by intentional manipulation. Through the analysis of cases, seeking to show the misconceptions presented in terms of statistical information. It is intended to build a line of analysis which help to obtain more accurate conclusions on the part of readers
Keywords: Educação matemática
Estatística
Mídia impressa
Análise crítica
Matemática - estudo e ensino
Mathematics education
Statistics
Print media
Critical analysis
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Estado de Santa Catarina
metadata.dc.publisher.initials: UDESC
metadata.dc.publisher.department: Educação e Cultura
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação e Cultura
Citation: TOMIO, Júlio César. A análise de informações estatísticas segundo uma visão matemático-crítica. 2005. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Cultura) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/2421
Issue Date: 19-Mar-2005
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Dis tede.pdf5,66 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.