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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Nascimento dos cadernos escolares : um dispositivo de muitas faces
metadata.dc.creator: Santos, Vera Mendes dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Dallabrida, Norberto
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa objetiva colocar em questão a naturalidade e permanência dos cadernos escolares. Como ferramentas teóricas para a desnaturalização desse objeto escolar, são utilizados, entre outros, os trabalhos de Michel Foucault, mais propriamente os conceitos de genealogia e dispositivo. O método genealógico, ao ser aplicados os cadernos escolares, coloca em relevo a montagem híbrida de uma história própria, feita de pequenos fragmentos e distribuída em desordem dentro de outras histórias. Os colégios dos jesuítas, criados na Europa um século depois de João Batista de La Salle, são peças consideradas como primordiais para a composição de tal genealogia. O ensino da escrita, ao ocupar a centralidade dessas pedagogias, torna-se útil como estratégia para criar uma nova disciplina feita de silêncio, estudo, atividade prêmios e punições. A escola, escrita e cadernos numa série, tendo a análise documental como estratégia de pesquisa, revela o tempo, atividade e disciplina, como eixos principais, ancorados em saberes subjacentes como: a homogeneização, compartimentalizaçao, classificação e hierarquização. A intensidade das cópias, como principal atividade realizada em sala de aula, confirma os cadernos como ferramenta na produção de sujeitos produtivos, disciplinados, obedientes e submissos
Abstract: The objective of the present research is to discuss the naturalness and permanence of the schools copybooks. As theoretical tools for the denaturalization of this school object, are used, among others, the Michel Foucault works, more properly the concepts of genealogy and apparatus. The genealogical method, to being applied on school copybooks, places in relief the hybrid assembly of a proper, made of small fragments and distributed history, located in disorder inside of other histories. The Jesuits colleges created in Europe since the XVI century, and the Christian schools, also established in Europe a century later by João Batista de La Salle, are considered as primordial pieces to compose such genealogy. The handwriting education, occupying the centrality of these pedagogies, becomes useful as strategy to create a new discipline made of silence, study, activity, prizes and punishment. School, handwriting and copybooks, invented under the same speeches and practices, are blended complexly as specialized tools in the constitution of the modern subjectivity. Accompanying the practices with notebooks, in a first series, having the documental analysis as research strategy, discloses time, activity and discipline, as its main axis, anchored on underlined knowledge, as homogenization, compartmentalization, ranking and hierarchies. The handwriting intensity, as main activity carried out through the classroom, confirms notebooks as a tool to engender productive, disciplined, obedient and submissive citizens
Keywords: Educação
Ensino superior
Florianópolis (SC)
Copybook
Genealogy
Apparatus
School
Subjectivity
Discipline
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Estado de Santa Catarina
metadata.dc.publisher.initials: UDESC
metadata.dc.publisher.department: Educação e Cultura
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação e Cultura
Citation: SANTOS, Vera Mendes dos. Nascimento dos cadernos escolares : um dispositivo de muitas faces. 2008. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Cultura) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/2419
Issue Date: 22-Aug-2008
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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