Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.udesc.br/tede/tede/2414
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O ensino da música em uma escola pública da cidade de Lages
Other Titles: The teaching of music into a public school in Lages city, Santa Catarina state, Brazil
metadata.dc.creator: Eisenberg, Sueli
metadata.dc.contributor.advisor1: Faleiro, José Ronaldo
metadata.dc.description.resumo: O objetivo da dissertação de mestrado foi fazer uma reflexão sobre o ensino da música nas escolas de ensino fundamental na cidade de Lages/SC. Tem seu fundamento na idéia de ensinar música aos alunos das 5as séries do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica Vidal Ramos Junior, de Lages/SC, usando como ferramenta elementos da história da música. A observação e a convivência com os problemas existentes para a educação musical em escolas públicas na cidade de Lages/SC, confirmam essa idéia. Como ensinar música aos alunos da 5ª série do ensino fundamental em escola pública ultrapassando essas barreiras, foi o problema levantado. A investigação qualitativa e a pesquisa de campo foram as metodologias adotadas. Os instrumentos para a obtenção dos dados foram a observação e questionário. O questionário foi aplicado para coletar as informações dos 35 jovens alunos da 5ª série da Escola de Educação Básica Vidal Ramos Junior, Lages/SC, que participaram da experiência prática realizada de março a junho de 2005, e a coleta de informações dos 50 alunos dessa mesma escola e dos 25 professores de Educação Musical que ensinam música nas escolas do Sistema de Educação Básica de Lages/SC, foi realizada em julho de 2006. A realidade do ensino da Música na escola resume-se a promessa e expectativa: rever o passado, entender as dificuldades e preparar para o futuro e este estudo mostra outra possibilidade para o ensino da Música
Abstract: This master dissertation has as its main objective a reflection about Music Teaching in public schools in Lages/SC. The study is related to the effect of improving music teaching to 5th grade students of Basic Education School Vidal Ramos Junior in Lages/SC, using elements from Music History. The observation and living with problems or the lack of a good musical education in public schools in Lages confirm and make stronger this idea. Data were collected from 35 young students of 5th grade. The methodologies used were quality investigation and field research from March to June in 2006 and information of 50 pupils and 25 teachers from Basic Education School System of Lages/SC, in July 2006. The reality of Music Teaching at school is a promise and an expectation: to review the past, to understand the difficulties and to prepare the future and the present study shows another possibility for a better teaching of music at public schools
Keywords: Música
Instrução e estudo
Música na educação
Ensino fundamental
Lages (SC)
Educação musical
História da música
Música na escola
Music history
Music in fundamental teaching
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Estado de Santa Catarina
metadata.dc.publisher.initials: UDESC
metadata.dc.publisher.department: Educação e Cultura
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação e Cultura
Citation: EISENBERG, Sueli. The teaching of music into a public school in Lages city, Santa Catarina state, Brazil. 2006. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Cultura) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/2414
Issue Date: 20-Sep-2006
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Sueli.pdf1,15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.