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metadata.dc.type: Dissertação
Title: A constituição da infância : o que dizem as crianças de uma escola pública catarinense sobre a experiência de ser criança e de ser aluno
metadata.dc.creator: Becker, Rosana
metadata.dc.contributor.advisor1: Vale, Ione Ribeiro
metadata.dc.description.resumo: Buscando compreender como constitui-se a infância na relação entre ser criança e ser aluno, é que optamos por este tipo de investigação. Para tanto, realizamos pesquisa de campo numa escola pública do município de Joinville, no Estado de Santa Catarina, elegendo as crianças como as principais informantes e protagonistas. A aproximação com a realidade dessa escola possibilitou-nos conhecer e interpretar o "ponto de vista" das crianças sobre a sua experiência de ser criança e ser aluno, que é vivida conforme a autorização dos adultos. Tratamos de compreender tanto o que as crianças falam sobre essa experiência, como a forma que a vivenciam. Para a consecução desse objetivo, nos valemos de observações, registros e análises de desenhos das crianças, bem como de conversas informais e fotografias. Ao reconhecer a criança como um ator social, sujeito histórico de direitos, que se apropria e produz cultura, buscaram-se os interlocutores que tratam da infância para construir o caminho trilhado teórica e metodologicamente. Neste processo, encontramos nas crianças as possíveis "pistas" que indicam como elas vivenciam essa experiência do "entre-lugar" a que estão submetidas como produto da concepção hegemônica de infância, nas instituições educativas, construída pela modernidade.
Abstract: The aim for having undergone such inquiry happened due to the fact of trying to understand better the relationship between being a child and a pupil. For that reason, a public school in the town of Joinville situated in Santa Catarina state was chosen as the object of the survey in which children were the source and the protagonists as a whole. Being familiarized with the real situation of the mentioned institution, that indeed contributed significantly on finding out and interpreting the children s point of view about their involvement in terms of being a child and a pupil, is outlined in accordance to adult s approval. Not only the way children live contributed on the understanding but also the way they talk about their experiences. Therefore to get as far as our objective, children observation, their records and their drawing analysis was taken into account, as well as informal talks, and their pictures taken. It was also dealt with authors who have written about childhood as an alternative to a theoretical and methodological path with the purpose of recognizing a child as a social character, a historical element with rights, someone who is able to get hold and produce culture. Through this process, in the context they are revealed, children showed us they are the evidence which support the relationship between being a child and a pupil and its implications in the dominant setting they are exposed to as a conceptional product in the educational institution, introduced by modern society.
Keywords: Educação de crianças
Escolas públicas Joinville (SC)
infancia e juventude - Aspectos sociais
Constituição da infância
Criança
Aluno
Escola pública
Childhood Constitution
Child
Pupil
Public school
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Estado de Santa Catarina
metadata.dc.publisher.initials: UDESC
metadata.dc.publisher.department: Educação e Cultura
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação e Cultura
Citation: BECKER, Rosana. A constituição da infância : o que dizem as crianças de uma escola pública catarinense sobre a experiência de ser criança e de ser aluno. 2006. 226 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Cultura) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/2408
Issue Date: 30-May-2006
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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