Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.udesc.br/tede/tede/2407
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Mulheres professoras tecidas nas tramas de suas relações cotidianas
metadata.dc.creator: Silveira, Saionara Oliveira Bello
metadata.dc.contributor.advisor1: Fáveri, Marlene de
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho consiste num estudo acerca de um grupo de mulheres. Mulheres professoras que atuam na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental no município de São José. As mulheres pesquisadas são acadêmicas do curso de Pedagogia, da Universidade do Vale do Itajaí, Campus São José, são também mães, esposas, namoradas, amantes, filhas, mulheres que vivenciam diferentes papéis e foram suas práticas cotidianas que nortearam as investigações dessa pesquisa. Objetiva compreender como estas mulheres percebem e lidam com as interferências decorrentes das tramas de suas relações cotidianas, quais as possíveis implicações dessas interferências na constituição da professora, bem como as estratégias utilizadas por elas para resolver situações de conflito familiares, especialmente ao transitarem simultaneamente nos espaços público e privado. Percebe as masculinidades e feminilidades sendo construídas nas relações de cotidianeidade, sendo utilizado o gênero como categoria de análise, observando as contribuições teóricas e metodológicas recentes. A análise das narrativas das professoras mostra que elas se apropriam de práticas cotidianas, com táticas e estratégias, na tentativa de quebrar com representações sociais cristalizadas, ao que foi possível compreender que o grupo de mulheres professoras, sujeitos desta pesquisa, transformam a universidade em espaço de liberdade.
Abstract: This paper is about a certain group of women; teachers working with children in their early years in São José County. The women mentioned in this paper are pedagogy students at Vale do Itajaí University, and they are also mothers, wives, girlfriends, and daughters; women who play different roles in their everyday lives and whose usual procedures have become the target of this research. The object of this paper is to understand how their everyday roles and chores interfere on their way of teaching as well as on their way of solving family conflicts, especially regarding those situations where public and private scenarios are not well defined. It also regards male/female situations being build on regular basis; using gender as an analytical filter according to recent theories and methodologies. Analyzing their speech one can see how they try to break already established situations by adopting simple usual tactics and procedures. By doing so, these teachers have been transforming their university into a place for freedom.
Keywords: Mulheres na educação
Relações de gênero
Relações homem-mulher
Educação de crianças
Educação - São José (SC)
Mulheres professoras
práticas cotidianas
feminilidades
relações de gênero
classe
Female teachers
Everyday procedures
Gender issues
Cass
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Estado de Santa Catarina
metadata.dc.publisher.initials: UDESC
metadata.dc.publisher.department: Educação e Cultura
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação e Cultura
Citation: SILVEIRA, Saionara Oliveira Bello. Mulheres professoras tecidas nas tramas de suas relações cotidianas. 2006. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Cultura) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/2407
Issue Date: 4-May-2006
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Saionara Bello.pdf418,29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.