Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.udesc.br/tede/tede/2404
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Sobre memórias escolares: da exclusão à inclusão
metadata.dc.creator: Miranda, Suzy Mary
metadata.dc.contributor.advisor1: Cunha, Maria Teresa Santos
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa apresentada busca compreender o processo de exclusão vivenciado por jovens e adultos nos bancos escolares através de entrevistas semi-estruturadas, dinâmicas e encontros informais periódicos. Ainda, busca-se analisar como estes/as homens e mulheres com idades de 23 a 74 anos - alunos/as de um grupo de alfabetização - lembram de seus períodos escolares, no que se refere à construção do conhecimento de leitura e escrita. A partir desses eixos pode-se perceber que percepções estes/as sujeitos, excluídos em um determinado momento dos processos de escolarização formal retornam aos espaços de conhecimento formalizado e buscam uma inclusão na sociedade do escrito atual. Estão sendo ouvidos 15 adultos/as da cidade de Gaspar /SC, pontuando: Por que parou de estudar? O que o fez retornar aos bancos escolares? O significado da escola para você? Qual seu maior sonho?.
Keywords: Alfabetização de adultos
Isolamento social
Recordação (Psicologia)
Educação de adultos Gaspar (SC)
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Estado de Santa Catarina
metadata.dc.publisher.initials: UDESC
metadata.dc.publisher.department: Educação e Cultura
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação e Cultura
Citation: MIRANDA, Suzy Mary. Sobre memórias escolares: da exclusão à inclusão. 2005. 1 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Cultura) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/2404
Issue Date: 3-Jun-2005
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Suzy resumo.pdf46,47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.