Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.udesc.br/tede/tede/2402
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Instrumento de mediação informatizado : mudanças no processo de desenvolvimento cognitivo de aluno e professor de matemática
metadata.dc.creator: Prestini, Dani
metadata.dc.contributor.advisor1: Rosa, Silvana Bernardes
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação tem por principal objetivo mostrar os benefícios educacionais da utilização do computador no ensino de função de 2º grau e do seu gráfico correspondente através do computador, o que permitirá estabelecer uma reflexão sobre os benefícios do uso da informática no processo ensino-aprendizagem da matemática para os alunos do ensino médio do Colégio Tupy. Para tanto, serão analisados e discutidos os métodos de ensino da matemática tradicionalmente usados em sala de aula, como o uso do quadro e giz e os exercícios do livro didático, bem como, investigar as pesquisas realizadas por autores da educação que vêm elaborando e testando teorias sobre o uso da informática e de outras tecnologias recentemente desenvolvidas, no ambiente escolar. Uma vez observados os resultados da aplicação dos procedimentos que visavam testar a validade das hipóteses do trabalho aqui propostas, à luz do referencial teórico utilizado, são propostos procedimentos pedagógicos que poderão corrigir as inadequações, ou, reforçar os aspectos positivos resultantes da aplicação sistematizada da proposta em questão.
Abstract: This work has the main objective of showing the educational benefits of the computer use in teaching the polynomial function of second level and its graphs through the computer. It will allow the student to reflect upon the benefits of the use of computer in the teaching-learning process of Mathematics to high school students at the Colégio Tupy. Therefore, it will be analyzed and discussed the methods of Math teaching traditionally used in the classroom, with the use of board and chalk and the exercises of the math book, as well as, to investigate the researches done by education subjects who are constructing and testing theories of the use of computers and other technologies recently being developed at school. Once observed the results and applications of procedures that envision testing the validity of hypotheses of work here proposed, at the light of the theoretical reference used. Some pedagogical procedures are proposed to correct the inappropriateness, or to reinforce the positive aspects resulting of the systematized application of the present proposal.
Keywords: Matemática
Estudo e ensino
Informática
Professores de matemática
Tecnologia educacional
Ensino gerenciado por computador
Processo ensino-aprendizagem
Mediação
Interação
Conhecimento matemático
Tecnologia
Gráfico de funções
Teaching-learning process
Computer
Mediation
Interaction
Maths knowledge
Technology
Functions graphs
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Estado de Santa Catarina
metadata.dc.publisher.initials: UDESC
metadata.dc.publisher.department: Educação e Cultura
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação e Cultura
Citation: PRESTINI, Dani. Instrumento de mediação informatizado : mudanças no processo de desenvolvimento cognitivo de aluno e professor de matemática. 2004. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Cultura) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/2402
Issue Date: 19-Nov-2004
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Dani Prestini.pdf4,1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.