Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.udesc.br/tede/tede/2398
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O conteúdo de física no ensino médio e a desmotivação do aluno: um estudo de caso
metadata.dc.creator: Ivanowski, Márcia
metadata.dc.contributor.advisor1: Pureza, Júlio Miranda
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação verificou o modo como o cotidiano dos alunos se faz presente no Ensino de Física do Colégio Tupy em Joinville, SC. Foram discutidos meios para desenvolver as competências e habilidades dos alunos, usando o cotidiano como instrumento para motivação da aprendizagem, e foi desenvolvido um estudo de caso com quatro professores e duzentos e dez alunos do ensino médio da referida instituição. Os resultados evidenciam o papel de atividades envolvendo o dia-a-dia dos alunos para a melhoria do processo ensino-aprendizagem da Física, que muitas vezes prioriza a utilização do livro didático sem estabelecer a devida relação dosconteúdos trabalhados com a realidade dos alunos. Sendo assim, é importante tomar o cotidiano como um dos pontos de partida na elaboração dos planos de ensino, que precisa também contemplar atividades de campo e projetos interdisciplinares, promovendo um ensino contextualizado. Neste contexto, o Colégio Tupy tem potencial para desenvolver um trabalho inovador, contribuindo para a formação integral do aluno de ensino médio.
Abstract: This paper certified just how much student s daily school life is present at school subject Physics at Colégio Tupy in Joinville, SC. Teachers have discussed ways in developing students competencies and skills by using their school routine as tools for motivation their students to learn. Such study has been carried out with four High School teachers and two hundred and ten High School students in the school mentioned above. The results evidence the activities paper involving the everyday life of the students for the improvement of the teaching-learning process of the Physics, that in several times prioress the use of the didactic book without establishing the correct connection between the contents and their reality. Therefore, is important to take the daily routine as a starting point to elaboration teaching programs, which should also encourage field trips and interdisciplinary projects. In this context, Colégio Tupy has potential to develop an innovative work in this sense, thus contributing in encouraging High School students in learning Physics and showing that Physics walks hand in hand with other school subjects.
Keywords: Física
Estudo e ensino
Ensino médio
Física (Segundo grau)
Cotidiano
Motivação
Physics
Daily school routine
Encouraging
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Estado de Santa Catarina
metadata.dc.publisher.initials: UDESC
metadata.dc.publisher.department: Educação e Cultura
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação e Cultura
Citation: IVANOWSKI, Márcia. O conteúdo de física no ensino médio e a desmotivação do aluno: um estudo de caso. 2005. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Cultura) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/2398
Issue Date: 28-Apr-2005
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
MarciaIvanowski.pdf343,8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.