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dc.contributor.advisor1Schmitz, Sérgio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703363J0&dataRevisao=nullpor
dc.creatorAssumpção, Tânia Mara Testaí de
dc.date.accessioned2017-07-11T17:51:49Z-
dc.date.available2006-05-08
dc.date.available2017-07-11T17:51:49Z-
dc.date.issued2005-06-28
dc.identifier.citationASSUMPÇÃO, Tânia Mara Testaí de. Reflexões sobre a escola e sua interação com a comunidade : um estudo de caso. 2005. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Cultura) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.por
dc.identifier.urihttp://tede.udesc.br/handle/handle/2397-
dc.description.abstractThis study is constituted, basically from two parts: one theorical, the bibliography review and other practical: the field research. Doing it feasible, many way were run, departing from the theorical reference. A lot ofauthors were consulted to verify how is the interaction between the school and the community. In the sense of crearing more about the school posture related to the cornmunity, forni generar concepts ofpower and authority and it is ana!ized the severa! manifestation of power. Still doing part of the analysis about the relationship between the school and community, it seek to prove throught the study of leadership and decision, the intuition relevance and the administration criativity and in the make up one s mmd. Understanding better the answers given in the field research, it makes necessary to accost about the human niotivation, needed element to the relations: school vs community. Ending the second chapter, it show up the necessity to focus on the participative management, as a significative form of envolving every segment ofone institution in its decisory process. In the third chapter, it seek to think over about the school and the elements of the new schoiar practice. Among them: the social function of the nowadays that should be enganed with the social transformation, it s making allowance for the worry by interaction of those people that compose the school following. Looking for subsidy to this interaction self-support and participation comes by a substantial way, unfolding like presuppositions to a building of the true Politician Pedagogical Project. The field research, the second stage of this study is constituted of observations, scholar evety day living, showing up the relationship practices between the school and the community. After the analises and data discution, the living practics are pointed out in this study as subsity to the envolved in the process of interactions between school and communtty.eng
dc.description.resumoEste estudo constitui-se, basicamente, de duas partes: uma teórica, a revisão bibliográfica, e outra prática: a pesquisa de campo. Para viabilizálo, muitos caminhos foram percorridos, a partir do referencial teórico. Vários autores foram consultados para se verificar como se dá a interação entre a Escola e a Comunidade. No sentido de esclarecer mais sobre a postura da escola em relação à comunidade, formulam-se conceitos gerais de poder e autoridade, e analisam-se as diversas manifestações de poder. Ainda, fazendo parte da análise sobre o relacionamento entre a escola e a comunidade, busca-se compreender através de estudo sobre liderança e decisão a relevância da intuição e da criatividade na administração e na tomada de decisão. Para melhor entendimento das respostas fornecidas na pesquisa de campo, faz-se necessário abordar sobre a motivação humana, elemento imprescindível no favorecimento das relações: Escola x Comunidade. Finalizando o capítulo II, destaca-se a necessidade de focalizar sobre a gestão participativa, como uma forma significante de envolvimento de todos os segmentos de uma instituição no seu processo decisório. No capítulo III, buscou-se refletir sobre a escola e os elementos da nova prática escolar. Dentre eles: a função social da escola hoje; que deveria estar comprometida com a transformação social, levando em conta também à preocupação pela interação daqueles que compõem os segmentos da unidade escolar.Buscando subsídios para essa interação, entram de forma substancial a autonomia e participação, revelando-se como pressupostos para a construção do verdadeiro Projeto Político-Pedagógico. A pesquisa de campo, segunda etapa deste estudo, constitui-se de observações, vivências no cotidiano escolar, para evidenciar as práticas derelacionamento entre a escola e a comunidade. Após a análise, e, discussão dos dados, as práticas de convívio são apontadas neste estudo como subsídios aos envolvidos no processo de interação entre a Escola e a Comunidade.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-11T17:51:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TaniaAssumpcao.pdf: 370631 bytes, checksum: 3430d260325c2f5d01c970ce99f32271 (MD5) Previous issue date: 2005-06-28en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Estado de Santa Catarinapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducação e Culturapor
dc.publisher.programMestrado em Educação e Culturapor
dc.publisher.initialsUDESCpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação e Estadopor
dc.subjectComunidade e escolapor
dc.subjectEscolaspor
dc.subjectOrganização e administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleReflexões sobre a escola e sua interação com a comunidade : um estudo de casopor
dc.typeDissertaçãopor
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