Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.udesc.br/tede/tede/2393
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Os deveres para casa no processo ensino-aprendizagem
metadata.dc.creator: Souza, ângela Aparecida Ricardo
metadata.dc.contributor.advisor1: Schmitz, Sérgio
metadata.dc.description.resumo: A abordagem do tema: Os deveres de casa no processo ensino aprendizagem, com o objetivo de fazer um estudo reflexivo à luz das idéias de alguns autores que abordaram o assunto, e de pesquisa de campo em escolas com características peculiares: escola particular, escola pública de zona rural, e escola pública da cidade, em Orleans SC, no período de agosto de 2003 a março de 2005. Levou- nos a entender que os deveres são tarefas extraclasse ou atividades complementares que os professores mandam da escola para os alunos executarem em casa, com o objetivo de aprofundar os conhecimentos dos conteúdos estudados em sala de aula, organizar-se no cumprimento dos compromissos, ter ordem, maior responsabilidade pelos afazeres escolares e principalmente visando o desenvolvimento cognitivo, afetivo, psicomotor e emocional do educando. A comunidade escolar dá vários nomes para essas atividades: tarefas para o lar, lições de casa, deveres, deveres para o dia tal, atividades para o lar, atividades extras. Qualquer dessas nomenclaturas ou outras no mesmo sentido significa deveres para casa no processo ensino aprendizagem. Todas podem cumprir o papel de exteriorizar os estudos dos conteúdos programáticos fora do período escolar. Elas exercem uma função social importante, pois, através de seu contato, os pais tomam conhecimento do trabalho didático realizado na escola, interagindo com os filhos. Permitem também a interação entre pais e professores para que haja um bom relacionamento das crianças para com as responsabilidades escolares, possibilitando-lhes um melhor aproveitamento e indicando dificuldades dos alunos e as deficiências da estruturação didática do professor. A comunidade escolar e a família devem ser parceiras na educação das crianças nenhum dos segmentos pode deixar de cumprir o seu papel de orientar, incentivar e levar o educando a efetuar a aprendizagem. É no educando que está a fragilidade do processo. Qualquer que seja o descuido com relação à aprendizagem ou relações interpessoais, tanto por parte dos educadores quanto dos pais causa sérios problemas à criança de difícil reversão.
Abstract: Homework are tasks or complementary activities which teachers order students to do at home in order to develop contents studied in class, to improve their sense of responsability, order and, most of all, their emotional and cognitive capacities.The school community gives several names to these activities: tasks for home, lessons for home, and extra-activities. All of these activities, in fact, have the same purpose in the learning teaching process. All of them may help students outside classroom. They have an important social goal because through them, parents interact with their children and know the pedagogic work of school. It is a way to connect teachers and parents in order to give students an opportunity to be more responsible in school activities; and is also a way to point out and draw attention on students and teachers problems
Keywords: Trabalhos escolares
Aprendizagem
Educação
Participação dos pais
Processo ensino-aprendizagem
Deveres
Conhecimento
Educadores
Aluno
Pais
Learning teaching process
Homework
Knowledge
Teachers
Sstudents
Parents
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Estado de Santa Catarina
metadata.dc.publisher.initials: UDESC
metadata.dc.publisher.department: Educação e Cultura
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação e Cultura
Citation: SOUZA, ângela Aparecida Ricardo. Os deveres para casa no processo ensino-aprendizagem. 2005. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Cultura) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/2393
Issue Date: 15-Mar-2005
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
AngelaSouza.pdf7,72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.