Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.udesc.br/tede/tede/2388
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O uso pedagógico das tecnologias de vídeo e televisão: análise do programa TV Escola no município de Tubarão - SC
metadata.dc.creator: Mota, Rosimar Ramos da
metadata.dc.contributor.advisor1: Quartiero, Elisa Maria
metadata.dc.description.resumo: Este estudo discute as possibilidades oriundas dos atuais artefatos tecnológicos e suas implicações para a educação. Apontamos a necessidade de refletir sobre o uso pedagógico dos atuais meios de comunicação, com ênfase no vídeo e na televisão. Para tanto, analisamos a implementação do Programa TV Escola no município de Tubarão, SC e a sua contribuição para o uso pedagógico do vídeo e da televisão nas escolas públicas estaduais. A investigação centrou seu olhar sobre a formação de professores proposta pelo Programa TV Escola e nos limites e possibilidades da efetivação dos objetivos pospostos a partir da realidade das escolas públicas estaduais do município de Tubarão. Confrontamos os discursos dos órgãos oficiais responsáveis pelo Programa com o processo vivenciado nas escolas, pelos professores e gestores de cinco escolas da rede pública estadual do município de Tubarão. Esses dados permitem delinear o contexto do TV Escola e evidenciar que a concretização dos objetivos definidos pelos proponentes do Programa continua sendo um desafio para escola e para o sistema educacional.
Abstract: This study discusses the possibilities derived from the present technological artifacts and their consequences to education. We point the need to reflect on the pedagogical use of the present means of communication, specially the video and the television. With this purpose, we analysed the implementation of the Program TV Escola (School TV) in the municipality of Tubarão and its contribution to the pedagogical use of the video and the television in state public schools. The investigation was centered on the formation of teachers proposed by the Program TV Escola , and the limitations and possibilities of the accomplishment of the objectives proposed by the Program TV Escola starting from the reality of the state public schools in the municipality of Tubarão. We compared the speeches of the official agencies that are responsible for the Program with the process experienced in the schools, using the data gathered together with teachers and managers of five schools in the state public network of the municipality of Tubarão. These data allow for delineating the context of the TV Escola and for making evident that the realization of the objective defined by the proposers of the Program are still a challenge to the school and the educational system.
Keywords: TV Escola
Escolas públicas
Tubarão (SC)
Televisão na educação
Meios auxiliares de ensino
Formação de professores
TV Escola (School TV
Formation of teachers
Public schools
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Estado de Santa Catarina
metadata.dc.publisher.initials: UDESC
metadata.dc.publisher.department: Educação e Cultura
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação e Cultura
Citation: MOTA, Rosimar Ramos da. O uso pedagógico das tecnologias de vídeo e televisão: análise do programa TV Escola no município de Tubarão - SC. 2005. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Cultura) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/2388
Issue Date: 15-Jun-2005
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
RosimarMota.pdf618,36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.