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dc.contributor.advisor1Dallabrida, Norberto
dc.creatorAraldi, Volmir
dc.date.accessioned2017-07-11T17:51:47Z-
dc.date.available2006-05-04
dc.date.available2017-07-11T17:51:47Z-
dc.date.issued2005-12-21
dc.identifier.citationARALDI, Volmir. Os dispositivos que garantem o ensino religioso em Santa Catarina. 2005. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Cultura) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.por
dc.identifier.urihttp://tede.udesc.br/handle/handle/2387-
dc.description.abstractI put a question, from the foucaultiana logistics, the school subject and the disciplinary way of testimony education at the Santa Catarina state schools, the propagation of a diversity of controlling mechanisms used in each period in History of the Christian Era to reorganize and re-structure the functional mechanisms of society as a logical Christian moral, the subordination and the subservience as basic conditions for the disciplinable logistics to work. The religious legate is supported by legislative and discursive backgrounds in contrast with power/knowledge relation, where testimony education has its foundation in a classical basis and it is founded in a law-basis to take control of every person s behavior, and this can be observed by the introduction of it as one of the annual subject-matter in our state school courses. This way, the testimony as a school subject keeps having an ongoing characteristic instead of a breakthrough as people try to showeng
dc.description.resumoProblematizo, a partir da lógica foucaultiana, a disciplina e a forma disciplinar do ensino religioso nas escolas estaduais de Santa Catarina; a difusão de diversos dispositivos utilizados a cada momento da história do ensino religioso para reorganizar e reestruturar os mecanismos funcionais da sociedade enquanto lógica moral cristã; a obediência e a subserviência como fatores primordiais para que a lógica disciplinar funcione. O legado religioso assenta-se em patamares discursivos e legislativos diferenciados numa relação de poder/saber, e o ensino religioso aparece fundamentado num princípio humanista e baseado em leis para prover a conduta dos indivíduos, o que pode ser observado com sua implantação na grade curricular. Dessa forma, o ensino religioso possui uma característica de continuidade e não de ruptura como se apresenta na sociedade.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-11T17:51:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VolmirAraldi.pdf: 626479 bytes, checksum: 9d459c720f3e613539414a92cc20c66d (MD5) Previous issue date: 2005-12-21en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Estado de Santa Catarinapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducação e Culturapor
dc.publisher.programMestrado em Educação e Culturapor
dc.publisher.initialsUDESCpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino religiosopor
dc.subjectSanta Catarinapor
dc.subjectEscolas públicaspor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleOs dispositivos que garantem o ensino religioso em Santa Catarinapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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