Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.udesc.br/tede/tede/2387
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Os dispositivos que garantem o ensino religioso em Santa Catarina
metadata.dc.creator: Araldi, Volmir
metadata.dc.contributor.advisor1: Dallabrida, Norberto
metadata.dc.description.resumo: Problematizo, a partir da lógica foucaultiana, a disciplina e a forma disciplinar do ensino religioso nas escolas estaduais de Santa Catarina; a difusão de diversos dispositivos utilizados a cada momento da história do ensino religioso para reorganizar e reestruturar os mecanismos funcionais da sociedade enquanto lógica moral cristã; a obediência e a subserviência como fatores primordiais para que a lógica disciplinar funcione. O legado religioso assenta-se em patamares discursivos e legislativos diferenciados numa relação de poder/saber, e o ensino religioso aparece fundamentado num princípio humanista e baseado em leis para prover a conduta dos indivíduos, o que pode ser observado com sua implantação na grade curricular. Dessa forma, o ensino religioso possui uma característica de continuidade e não de ruptura como se apresenta na sociedade.
Abstract: I put a question, from the foucaultiana logistics, the school subject and the disciplinary way of testimony education at the Santa Catarina state schools, the propagation of a diversity of controlling mechanisms used in each period in History of the Christian Era to reorganize and re-structure the functional mechanisms of society as a logical Christian moral, the subordination and the subservience as basic conditions for the disciplinable logistics to work. The religious legate is supported by legislative and discursive backgrounds in contrast with power/knowledge relation, where testimony education has its foundation in a classical basis and it is founded in a law-basis to take control of every person s behavior, and this can be observed by the introduction of it as one of the annual subject-matter in our state school courses. This way, the testimony as a school subject keeps having an ongoing characteristic instead of a breakthrough as people try to show
Keywords: Ensino religioso
Santa Catarina
Escolas públicas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Estado de Santa Catarina
metadata.dc.publisher.initials: UDESC
metadata.dc.publisher.department: Educação e Cultura
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação e Cultura
Citation: ARALDI, Volmir. Os dispositivos que garantem o ensino religioso em Santa Catarina. 2005. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Cultura) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/2387
Issue Date: 21-Dec-2005
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
VolmirAraldi.pdf611,8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.