Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.udesc.br/tede/tede/2385
metadata.dc.type: Dissertação
Title: ctos familiares e o processo de alfabetização
ctos familiares e o processo de alfabetização
metadata.dc.creator: Figueira, Joyce Cardoso
metadata.dc.contributor.advisor1: Lamy, Gersolina Antonia de Avelar
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação tem como objetivo correlacionar aspectos de vivência familiar com o processo de alfabetização vividos pelas crianças de cinco a sete anos. Buscou-se enfatizar os aspectos familiares do processo, que embora apontados pela bibliografia através de diversos autores, na prática encontram-se longe de serem experenciados, fazendo com que seja observada uma lacuna entre família e escola. Foram utilizados como referencial teórico os autores Jean Piaget, Lev Vygostsky e Emília Ferreiro, no que concerne às questões específicas da alfabetização. Com relação ao aspecto familiar, lançou-se mão do pensamento sistêmico. Como os primeiros anos de vida são essenciais para o desenvolvimento humano, e como neste período a família possui especial significado para o indivíduo, colocou-se em evidência a importância do envolvimento do sistema familiar no processo de alfabetização infantil.
Keywords: Alfabetização
Educação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Estado de Santa Catarina
metadata.dc.publisher.initials: UDESC
metadata.dc.publisher.department: Educação e Cultura
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação e Cultura
Citation: FIGUEIRA, Joyce Cardoso. ctos familiares e o processo de alfabetização. 2002. 1 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Cultura) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/2385
Issue Date: 13-Dec-2002
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Joyceresumo.pdf37,62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.