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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Transtorno de hiperatividade com déficit de atenção: estudo de uma amostra de escolares de 1ª série de Criciúma
Transtorno de hiperatividade com déficit de atenção: estudo de uma amostra de escolares de 1ª série de Criciúma
Transtorno de hiperatividade com déficit de atenção: estudo de uma amostra de escolares de 1ª série de Criciúma
Transtorno de hiperatividade com déficit de atenção: estudo de uma amostra de escolares de 1ª série de Criciúma
Transtorno de hiperatividade com déficit de atenção: estudo de uma amostra de escolares de 1ª série de Criciúma
metadata.dc.creator: Casagrande, Anie Juçara Fabris
metadata.dc.contributor.advisor1: Guardiola, Ana
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa visou descrever as características demográficas, neuropsicológicas e o perfil cognitivo de uma amostra de escolares de 1ª série com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), identificada pelos pais e professores.O delineamento do estudo se caracterizou por um corte transversal, constando na amostra 17 crianças já identificadas pelos professores com provável diagnóstico de TDAH de acordo com os critérios diagnósticos do DSM IV-R e Questionário de Conners. Foi realizado exame neurológico tradicional e a persistência motora do Exame Neurológico Evolutivo (ENE), segundo Lefèvre (1972). Foram incluídas na análise as crianças que apresentavam para o DSM IV-R o TDAH, exame neurológico tradicional normal e persistência motora alteradas. Os pais ou responsáveis assinaram o termo de consentimento informado. Os dados coletados foram processados mediante o uso do Programa EPI-INFO 6.04. Foi realizada a análise descritiva dos dados com freqüência percentuais, medidas de tendência central e de dispersão e Teste Exato de Fischer. Foi diagnosticado TDAH nos 17 escolares. Quinze (88,2%) meninos e duas (11,7%) meninas com a média de idade (7 anos e 3 meses). 12,5% apresentaram TDAH combinado, 42,9% TDAH desatento e 40,0 % hiperativos. A maioria das crianças é oriunda de famílias de baixa renda. A relação entre a falta de limites e o TDAH é existente. Os pais observaram maior número de critérios para a desatenção e os professores para a hiperatividade. No cruzamento das respostas alteradas dos itens do Questionário de Conners existiu uma variação na concordância. Concluiu-se que as crianças deste estudo além de apresentarem critérios do Manual Diagnóstico Estatístico dos Transtornos Mentais para o TDAH tiveram alterações neuropsicológicas e cognitivas. A concordância para os critérios do DSM IV-R para o TDAH entre pais e professores foi parcial
Abstract: The present research had as its main goal the description of the demographical and neuropsychological characteristics, as well as the cognitive profile of a sample of students from the first grade presenting Attention Deficit Hyperactive Disorder (ADHD), identified by parents and teachers. The outline of the study has been characterized by a transversal cut, present in the sample of the 17 students already, identified by teachers with probable diagnosis of ADHD according to the diagnostical criteria of DSM IV-R and Conners Questionnaire. A traditional neurological exam has been made and the motor persistence of Evolutionary Neurological Exame (ENE), according to Lefèvre (1972). Children presenting ADHD for DSM IV-R have been included in the analysis with normal neurological exam and altered motor persistence. The parents or responsibles have signed a term of informed consent. The data collected has been processed by the use of EPI INFO 6.04 Program. A descriptive analysis of the data with percentual frequence, central tendeny measures, dispersion and Fischer Exact test has been made. ADHD has been diagnosed in the 17 students. Fifteen (88,2%) boys and two (11,7%) girls with the average age of seven years and three months. 12,5% have presented combined ADHD, 42,9 innatentive ADHD and 40,0% hyperactive. Most of children come from low income family. It existed concordance between lack of limits and ADHD. The parents have observed greater number of criteria for inattention and the teachers for hyperativity. In the crossing of altered answers of the items from Conners Questionnaire there has been a variation of agreement. We concluded that children in this study have had neuropsychological and cognitive alterations besides presenting criteria from the Manual of Diagnosis and Statistics of Mental disorders. The agreement
Keywords: Crianças hiperativas
Distúrbios da aprendizagem
Distúrbio da falta de atenção com hiperatividade
Educação de crianças
Hiperatividade
falta de limites
Déficit de atenção
Hyperactivity
Lack of limits
Deficit of attention
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Estado de Santa Catarina
metadata.dc.publisher.initials: UDESC
metadata.dc.publisher.department: Educação e Cultura
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação e Cultura
Citation: CASAGRANDE, Anie Juçara Fabris. Transtorno de hiperatividade com déficit de atenção: estudo de uma amostra de escolares de 1ª série de Criciúma. 2004. 80 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Cultura) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/2377
Issue Date: 21-Dec-2004
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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