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dc.contributor.advisor1Vale, Ione Ribeiro
dc.creatorFagherazzi, Maristela Aparecida
dc.date.accessioned2017-07-11T17:51:45Z-
dc.date.available2006-04-20
dc.date.available2017-07-11T17:51:45Z-
dc.date.issued2005-05-24
dc.identifier.citationFAGHERAZZI, Maristela Aparecida. Ensino médio: currículos diferenciados para a educação dos jovens. 2005. 10 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Cultura) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.por
dc.identifier.urihttp://tede.udesc.br/handle/handle/2376-
dc.description.abstractOn this work we can analyse all meanings and aims concerned to the medium tuition for determined periods from brazilian education and sources scholastics introduced from 1998 to 2004 at state s network of Santa Catarina so that to assimilate which was the catarinense appropriation of the LDB 9.394/1996 and of scholastics national politics and state. For getting of the datas, it had a hard and qualitative research which that datas quantitaty had a character more illustrative than analytical through of analysis of content of officials documents (laws, scholastics programmes, governmentals and educational plans) and of half-structured interviews with ten teachers from public network of the tuition of the state of Micro region from Grande Florianópolis . Like reference central theoretical for the empirical analysis found out theories which authors incorporate in the criticals perspective and pos-criticals of education who understand that curriculum like a social building. They teach that the power is around of the world and it is multi-form. Datas of documental analysis and interviews prove existents contradictions between authorized speech and effectively, keeping in schools of medium tuition. The real studying exalts the necessity of the school of medium tuition such as a place of re-interpretation of cultural legate, production of knowledge and of battle by instituition of pedagogicals and administratives mechanism which make sure of the universalization that scholar level as a right of authorized and legitimated citizenship for an insertion in a globalized world
dc.description.resumoNeste trabalho são analisados os significados e as finalidades atribuídas ao ensino médio, em determinados períodos da educação brasileira, e as matrizes curriculares implantadas entre os anos de 1998 a 2004, na rede estadual de Santa Catarina, procurando apreender qual foi a apropriação catarinense da LDB 9.394/1996 e das políticas curriculares nacional e estadual. Para a obtenção dos dados, foi realizada uma pesquisa de cunho, sobretudo qualitativo, porquanto os dados quantitativos tiveram um caráter mais ilustrativo que analítico, por meio da análise de conteúdo de documentos oficiais (leis, programas curriculares, planos de governo, planos de educação) e de entrevistas semi-estruturadas com dez professores da rede pública estadual de ensino da Microrregião da Grande Florianópolis. Como referencial teórico central, para a análise da empiria, foram adotadas teorias cujos autores se fundamentam nas perspectivas críticas e pós-críticas de educação, que entendem o currículo como uma construção social e ensinam que o poder está em toda parte e é multiforme. Os dados da análise documental e os dados das entrevistas demonstram as contradições existentes entre o discurso autorizado e o efetivamente executado nas escolas de ensino médio. O presente estudo aponta a necessidade de se considerar a escola de ensino médio como um lugar de reinterpretação do legado cultural, de produção de saberes e de luta pela instituição de mecanismos pedagógicos e administrativos que assegurem a universalização desse nível de escolaridade como um direito à cidadania autorizada e legitimada para a inserção num mundo globalizado.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-11T17:51:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maristela resumo.pdf: 129102 bytes, checksum: 12bfaa56395b40147aa1f264a2a19e66 (MD5) Previous issue date: 2005-05-24en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Estado de Santa Catarinapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducação e Culturapor
dc.publisher.programMestrado em Educação e Culturapor
dc.publisher.initialsUDESCpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino médio - Históriapor
dc.subjectEnsino de segundo graupor
dc.subjectSanta Catarinapor
dc.subjectEnsino - currículospor
dc.subjectEnsino - legislaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEnsino médio: currículos diferenciados para a educação dos jovenspor
dc.typeDissertaçãopor
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