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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Avaliação da aprenizagem:manifestações sobre a prática pedagógica e o discurso de novas possibilidades
metadata.dc.creator: Cruz, Vera Maria Silvestri
metadata.dc.contributor.advisor1: Damazio, Ademir
metadata.dc.description.resumo: O processo educacional tem sido objeto de inúmeras pesquisas, reflexões e intervenções, na busca constante de seu aperfeiçoamento e melhoria. Essa dissertação tem a intenção de estudar o processo de avaliação da aprendizagem analisando as manifestações sobre a prática pedagógica e o discurso de novas possibilidades. As reflexões teóricas sobre a avaliação da aprendizagem, sua história e tendências, para a educação, partem do entendimento das transformações ocorridas na sociedade e das contribuições da abordagem histórico-cultural, para uma perspectiva de avaliação dinâmica no processo ensino-aprendizagem. Esse estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa exploratória da prática escolar, em que buscamos direcionar nosso olhar sobre o processo avaliativo adotado por 23 professores do ensino fundamental de uma rede municipal de educação. Os instrumentos utilizados foram entrevista e questionário com o objetivo de desvelar a intencionalidade e as concepções teóricas dos professores, manifestadas no processo de avaliação, bem como, suas relações com o contexto social e escolar. Os dados foram analisados a partir da abordagem histórico-cultural, com ênfase nas representações dos professores sobre seu discurso e sua prática, nas aulas, no processo avaliativo e no cotidiano da escola. Identificamos ações que manifestam avanço na forma de avaliar por parte de alguns professores, demonstrando preocupação em dar um novo significado ao ato de avaliar. Observamos, no entanto, que outros professores mantém atitudes de indecisão e resistência quanto às mudanças na avaliação. Concluímos que há necessidade de novas apropriações e ressignificações do conhecimento teórico/prático da abordagem histórico-cultural por parte dos docentes, no sentido de compreenderem seu papel de mediadores, no processo de apropriação do conhecimento científico dos alunos
Keywords: Análise de interação em educação
Rendimento escolar
Professores e alunos
Aprendizagem
Avaliação escolar
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Estado de Santa Catarina
metadata.dc.publisher.initials: UDESC
metadata.dc.publisher.department: Educação e Cultura
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação e Cultura
Citation: CRUZ, Vera Maria Silvestri. Avaliação da aprenizagem:manifestações sobre a prática pedagógica e o discurso de novas possibilidades. 2004. 11 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Cultura) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/2374
Issue Date: 13-Dec-2004
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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