Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.udesc.br/tede/tede/2373
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Representações e prática sociais de leitura: estudo de caso com professores e alunos universitários; Representações, Práticas sociais de leitura; Formação docente
metadata.dc.creator: Geremias, Luciana de Cássia
metadata.dc.contributor.advisor1: Lamy, Gersolina Antonia de Avelar
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho de pesquisa consolida o Curso de Mestrado em Educação e Cultura, sendo requisito para obtenção do título de Mestre; constituindo-se em um Estudo de Caso e contempla a temática Leitura, em um sentido mais amplo da palavra. Visa um cruzamento de perfis de representações e práticas sociais de leitura de alunos e professores dos Cursos de Pedagogia e Letras de uma universidade do Estado de Santa Catarina, no ano de 2003. A leitura é analisada sob os olhares dos sujeitos pesquisados da instituição mencionada, por meio de um questionário e à luz de algumas teorias. O interesse por este tema se deu pela necessidade em compreendê-lo melhor, pesquisando, assim, aspectos pertinentes ao mesmo, como: representações e práticas sociais de leituras de professores e alunos de dois cursos de licenciatura, onde se pressupõe existir uma preocupação maior com a leitura nas suas mais variadas formas e práticas. As representações sociais são construídas na coletividade e refletem as diversas situações, inclusive na questão da leitura. A linguagem é produto de uma coletividade, reproduz em frases os conhecimentos e os valores associados a práticas sociais que se cristalizam. A linguagem reproduz uma visão de mundo. As práticas sociais de leitura também contribuem na construção de imagens, reforçando aspectos presentes nos discursos e nas próprias práticas. Assim, a leitura é uma prática social encarnada em gestos, espaços, hábitos, e produz um sentido. Ao cruzar os perfis dos sujeitos pesquisados percebeu-se que a questão cultural e o imaginário social implicam de maneira marcante nas representações e nas práticas sociais de leitura desveladas nos seus discursos. A análise de seus discursos, feita neste estudo, é, portanto, uma leitura das leituras dos pesquisados. O que se apresenta é uma representação das representações dos sujeitos pesquisados
Abstract: The present research work consolidates the Course of Master's degree in Education and Culture, being requirement for obtaining of Master's title; being constituted in a Study of Case and it contemplates the theme Reading, in a wider sense of the word. He/she Seeks a crossing of profiles of representations and social practices of students' reading and teachers of the Courses of Pedagogy and Letters of an university of the State of Santa Catarina, in the year of 2003. The reading is analyzed under the glances of the researched subjects of the mentioned institution, through a questionnaire and to the light of some theories. The interest for this theme felt for the need in understanding him/it better, researching, like this, pertinent aspects to the same, as: representations and social practices of teachers' readings and students of two degree courses, where one presuppose a largest concern to exist with the reading in their more varied forms and practices. The social representations are built in the collectivity and they reflect the several situations, besides in the subject of the reading. The language is product of a collectivity, it reproduces in sentences the knowledge and the values associated to social practices that you/they crystallize. The language reproduces a world vision. The social practices of reading also contribute in the construction of images, reinforcing present aspects in the speeches and in the own practices. Like this, the reading is a red social practice in gestures, spaces, habits, and it produces a sense. When crossing the profiles of the researched subjects it was noticed that the cultural subject and the imaginary social they implicate in an outstanding way in the representations and in the social practices of reading revealed in their speeches. The analysis of their speeches, done in this study, it is, therefore, a reading of the readings of those researched. The one that she present is a representation of the representations of the researched subjects
Keywords: Estudantes universitários
Professores universitários
Leitura
Representations
Social practices of reading
Educational formation
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Estado de Santa Catarina
metadata.dc.publisher.initials: UDESC
metadata.dc.publisher.department: Educação e Cultura
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação e Cultura
Citation: GEREMIAS, Luciana de Cássia. Representações e prática sociais de leitura: estudo de caso com professores e alunos universitários; Representações, Práticas sociais de leitura; Formação docente. 2004. 8 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Cultura) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/2373
Issue Date: 21-Oct-2004
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Luciana Cassia resumo.pdf101,19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.