Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.udesc.br/tede/tede/2370
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A intolerância na educação: um fenômeno que fecha os caminhos da compreensão e os da sensibilidade humana
metadata.dc.creator: May, Claudia Mary
metadata.dc.contributor.advisor1: Carreira, André Luiz Antunes Netto
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho relata o resultado de uma pesquisa conceitual sobre o fenômeno da intolerância na educação. Meu estudo parte de uma reflexão sobre as práticas sociais e pedagógicas nocivas ao desenvolvimento de ambientes propícios na educação, os quais geram a violência, a exclusão e a discórdia. Dentre as práticas, analisa-se as relações de alteridade e a compreensão da mesma, no que diz respeito à aceitação das diferenças individuais. E conseqüentemente, identifica-se a existência de práticas de simulacros na educação que estariam em conflito com o papel humanizador e crítico das estruturas sociais que a educação teria. O trabalho também faz referência à idéia de mediação como busca de solução para o fenômeno da intolerância na educação. Esta pesquisa pretende contribuir para o esclarecimento dos limites da tolerância existentes nas relações do "Eu" com o "Outro" e na idéia de que a tolerância é um exercício que busca conquistar a sabedoria testada nas práticas e manifestações das relações humanas
Abstract: The following work is a conceiting research about bibliography studies of intolerance in education, and it also includes studies about it through out interviews. The main aspects are about the intolerance in education: ways of comprehension and human sensibility. It is a reflection of bad behaviors in education places, where violence, exclusion and disharmony do not accept individual feelings and acts. That s also a broken up of social structures that concern to education. The main idea is to look for solutions of intolerance in education, finding measurement between them. The research intends to contribute for the limits among the tolerance that exist in the relationship of ME and the OTHER , and the idea of exercising tolerance to reach and conquer wisdom in manifestations and behaviors of human relationship
Keywords: Tolerância
Mediação
Educação
Conflito (Psicologia)
Alteridade
Simulacro
Mediação
Tolerance
Intolerance
Diversit
Simulacrum
Mediation
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Estado de Santa Catarina
metadata.dc.publisher.initials: UDESC
metadata.dc.publisher.department: Educação e Cultura
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Educação e Cultura
Citation: MAY, Claudia Mary. A intolerância na educação: um fenômeno que fecha os caminhos da compreensão e os da sensibilidade humana. 2004. 8 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Cultura) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/2370
Issue Date: 3-Dec-2004
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Claudia Mary Mayresumo.pdf109,78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.