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dc.contributor.advisor1Holler, Marcos Tadeu
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5455895659432446por
dc.creatorOndrusek, Claudia Bonaldo
dc.date.accessioned2017-07-11T17:26:19Z-
dc.date.available2011-05-17
dc.date.available2017-07-11T17:26:19Z-
dc.date.issued2011-04-20
dc.identifier.urihttp://tede.udesc.br/handle/handle/2365-
dc.description.abstractThe reception of opera in Florianopolis is in constant expansion. Nevertheless, it is involved with myths which influence its outcome and criticism. The research of newspapers, since their first publication, provided evidence of artistic activities with opera, or other musical theater repertoire, between the second half of the nineteenth century and early twentieth century. Despite having a history unknown to the population, the practice of opera has established its place in the city's artistic scene, a trend started around the 1980s. Ethnographic research among the actors of Florianópolis's opera circuit unfolds that opera has been apreciated by an intellectual elite as a form of entertainment. The spectators demonstrate their taste for opera and the habit of attending other artistic events. Reflecting on the reception of opera in Florianopolis reveals that myths may be regarded as true among the actors in this circuit, influencing factors in their practice and critiqueeng
dc.description.resumoA recepção de ópera em Florianópolis vê-se em constante expansão, porém envolvida com mitos que interferem em seu resultado e crítica. A consulta a jornais, desde sua primeira publicação, trouxe dados sobre a existência de atividade artística com ópera ou outro repertório de teatro musical entre a segunda metade do século XIX e início do século XX. Apesar de ter um histórico desconhecido pela população, a prática de ópera tem estabelecido seu espaço na programação artística da cidade, numa evolução começada por volta da década de 1980. Uma pesquisa etnográfica entre os atores do circuito de ópera de Florianópolis mostra que a ópera tem sido apreciada por uma elite intelectual da cidade como forma de entretenimento. Os receptores demonstram seu gosto pela ópera e o hábito de frequentar o teatro para outros eventos artísticos. A reflexão sobre a recepção da ópera em Florianópolis revela que os mitos assumem o papel de verdade entre os atores deste circuito, influenciando em fatores de sua prática e críticapor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-11T17:26:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Claudia.pdf: 2359052 bytes, checksum: 305bd469527ae1b0bfc4a828f55a0be3 (MD5) Previous issue date: 2011-04-20en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Estado de Santa Catarinapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentMúsicapor
dc.publisher.programMestrado em Músicapor
dc.publisher.initialsUDESCpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectÓperapor
dc.subjectEtnografiapor
dc.subjectRecepçãopor
dc.subjectCríticapor
dc.subjectÓpera Florianópolis (SC)por
dc.subjectEtnologiapor
dc.subjectMúsica Florianópolis (SC)por
dc.subjectOperaeng
dc.subjectEthnographyeng
dc.subjectReceptioneng
dc.subjectCriticismeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApor
dc.titleA recepção de ópera em Florianópolispor
dc.typeDissertaçãopor
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