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dc.contributor.advisor1Piedade, Acácio Tadeu de Camargo
dc.creatorBencke, Ester
dc.date.accessioned2017-07-11T17:26:18Z-
dc.date.available2011-03-29
dc.date.available2017-07-11T17:26:18Z-
dc.date.issued2010-05-14
dc.identifier.urihttp://tede.udesc.br/handle/handle/2361-
dc.description.abstractThis dissertation addresses the relationship between nationalistic discourse and composition in the context of Brazilian nationalistic musical tendencies in the twentieth century, focusing on the Sonatinas for piano by Camargo Guarnieri. Bibliographic research relating to nationalism, utilizing publications in the areas of Social Sciences and Musicology, raised questions which were later discussed in relation to the object of study. Musical analysis of the Sonatinas was realized, summarizing the typically Brazilian elements and the treatment given by the composer to these elements. The recurrence of several elements considered typically Brazilian, chosen and transformed by the composer, was observed in the Sonatinas. However, it was also noted that a gradual separation from more popular elements took place during the 54 years in which the Sonatinas were produced (1928 1982). Although such elements remained present, they became less and less obvious, sharing space with polyphonic, chromatic and non-tonal languageeng
dc.description.resumoEsta dissertação trata da relação entre discurso nacionalista e prática composicional no contexto do nacionalismo musical brasileiro ocorrido no século XX e tem como objeto de estudo as Sonatinas para piano do compositor Camargo Guarnieri. Através de pesquisa bibliográfica a respeito da temática do nacionalismo, utilizando escritos de autores das Ciências Sociais e da Musicologia, foram levantadas questões posteriormente discutidas no âmbito do objeto de estudo. Para isso, foi realizada análise musical das Sonatinas, levantamento dos elementos considerados tipicamente brasileiros e o tratamento dado pelo compositor a estes elementos. Foram encontrados alguns elementos considerados como tipicamente brasileiros constantes nas Sonatinas. Observou-se, entretanto, no decorrer dos 54 anos em que foram produzidas as Sonatinas (1928-1982), um gradual afastamento do compositor em relação aos elementos de fonte popular. Embora tais materiais estejam sempre presentes, eles tornam-se cada vez menos óbvios no interior de uma linguagem própria do compositorpor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-11T17:26:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ester.pdf: 5980620 bytes, checksum: fc53239d0e57e20b60f20ae83040ff87 (MD5) Previous issue date: 2010-05-14en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Estado de Santa Catarinapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentMúsicapor
dc.publisher.programMestrado em Músicapor
dc.publisher.initialsUDESCpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectNacionalismopor
dc.subjectSonatinapor
dc.subjectGuarnieri, Camargo, 1907-1993por
dc.subjectCrítica e interpretaçãopor
dc.subjectMúsica Brasilpor
dc.subjectSonatas (Piano)por
dc.subjectNationalismeng
dc.subjectSonatinaeng
dc.subjectCamargo Guarnierieng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApor
dc.titleMúsica e expressão do nacional nas sonatinas para piano de Camargo Guarnieripor
dc.typeDissertaçãopor
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