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dc.contributor.advisor1Holler, Marcos Tadeu
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5455895659432446por
dc.creatorBezerra, Frederico Freire de Lima Neibert
dc.date.accessioned2017-07-11T17:26:18Z-
dc.date.available2010-05-31
dc.date.available2017-07-11T17:26:18Z-
dc.date.issued2010-05-03
dc.identifier.urihttp://tede.udesc.br/handle/handle/2357-
dc.description.abstractSeveral decades ago the musical genre samba-enredo became popular and was spread through most of the Brazilian territory. The purpose of this dissertation is to reveal the way by which the samba-enredo is transposed to the reality of the world of the samba in Florianópolis, identifying particular procedures involved in its production and analyzing the historical and social context inherent to the local environment. The ethnographic approach employed in this research consisted in the insertion of the researcher in the group of composers of the Escola de Samba Protegidos da Princesa, and completed by a historical and documental approach. The theoretical references emerge from the anthropologic field, through the works of Leopoldi (1978) and Cavalcanti (1994; 1999), associated to the historical-cultural approach by Tramonte (1996), focused on the context of the world of the samba in Florianópolis. The historical process of the local escolas de samba can be defined by the social growth, gradually tending to a increased complexity of those institutions, both administrative and musical, here represented by the composer of the samba-enredo and the whole group of composers. The process of production of the samba-enredo causes deep changes in the musical work, as a result of a succession of stages defined by two factors: changes in benefit of the whole and changes in benefit of the performance, produced by agents which are both external and internal to the musical nucleus of the association. In this sense, the present compositional standard for sambas-enredo, which I designate by optimized samba-enredo, frequently dialogues with the ideal of efficacy and best performance of the musical work, here perceived as playing an essential part in the success of the association, constructed from intra- and extramusical aspectseng
dc.description.resumoHá várias décadas o sub-gênero musical samba-enredo popularizou-se, tendo sua prática disseminada em grande parte do território brasileiro. Esta dissertação tem como objetivo revelar como se dá a prática de sambas-enredo transposta para a realidade do mundo do samba em Florianópolis, identificando procedimentos particulares envolvidos em sua produção e analisando o contexto histórico-cultural inerente ao âmbito local. Para tanto, a pesquisa emprega uma abordagem etnográfica, realizada por meio da inserção do pesquisador na ala de compositores da Escola de Samba Protegidos da Princesa, da capital catarinense, completada por uma abordagem histórico-documental. O referencial teórico utilizado surge do campo antropológico, mediante os trabalhos de Leopoldi (1978) e Cavalcanti (1994; 1999), aliados à abordagem histórico-cultural de Tramonte (1996), focada no contexto do mundo do samba de Florianópolis. O processo histórico das escolas de samba locais pode ser caracterizado pelo inchaço social, tendendo gradualmente a uma maior complexidade tanto administrativa destas instituições, quanto no âmbito musical, representada aqui pelo compositor de samba-enredo e a ala de compositores. O período de produção do samba-enredo provoca agudas transformações na obra musical, como resultado de uma sucessão de etapas classificadas segundo duas acepções: alterações em prol do conjunto (APC) e alterações em prol da performance (APP), produzidas a partir da participação de personagens externos e internos ao núcleo musical da agremiação. Nesse sentido, o atual modelo composicional de sambasenredo, ao qual chamei samba-enredo otimizado, dialoga frequentemente com o ideal de eficiência e bom desempenho da obra musical, entendida como parte essencial no sucesso da agremiação, construído a partir de aspectos intra e extra-musicaispor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-11T17:26:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Frederico.pdf: 2094246 bytes, checksum: 103e0dcb6dbb5b993e1c40e5566fd43a (MD5) Previous issue date: 2010-05-03en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Estado de Santa Catarinapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentMúsicapor
dc.publisher.programMestrado em Músicapor
dc.publisher.initialsUDESCpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSamba-enredopor
dc.subjectCarnavalpor
dc.subjectFlorianópolispor
dc.subjectSambapor
dc.subjectMúsica popular Florianópolis (SC)por
dc.subjectCarnavalpor
dc.subjectEscolas de sambapor
dc.subjectSamba-enredoeng
dc.subjectCarnavaleng
dc.subjectFlorianópoliseng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApor
dc.titleO samba-enredo em Florianópolis: perspectivas históricas e a produção de sambas-enredo entre membros da Protegidos da Princesa por
dc.typeDissertaçãopor
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