Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.udesc.br/tede/tede/2348
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Holler, Marcos Tadeu
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5455895659432446por
dc.creatorBatista, Andrey Garcia
dc.date.accessioned2017-07-11T17:26:16Z-
dc.date.available2009-09-29
dc.date.available2017-07-11T17:26:16Z-
dc.date.issued2009-09-15
dc.identifier.citationBATISTA, Andrey Garcia. Frei Bernardino Bortolotti (1896-1966) e a cena musical em Lages: uma contribuição para a historiografia da música na Serra Catarinense. 2009. 158 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tede.udesc.br/handle/handle/2348-
dc.description.abstractFriar Bernardino Bortolotti (1896-1966) was a Franciscan priest who lived for about three decades in Lages, state of Santa Catarina, Brazil, working as a musician, conductor and composer. The friar worked locally in the ecclesiastical administration and in the Catholic press, acting at the same time in sacred musical practice as a composer and choir director. By the time of his arrival, in the end of the 1930 decade, there was a busy artistic-musical scene in the city, to which the friar maintained certain degree of relationship. Linked to his religious path, the musical formation of the friar developed during the validity of Motu Proprio Tra Le Sollicitudini (code of musical laws written by the Pope Pius X in 1903); beyond this, his music was also influenced by composers of the cecilian movement. In Friar Bernardino Bortolotti s musical work, pieces for 4-voice choir prevail. During the years that he lived in Lages, his activities (as a priest, musician, Catholic journalist or ecclesiastical leader) put Friar Bernardino in a particular position of centrality which granted him a role of mediation among several different social groupseng
dc.description.resumoFrei Bernardino Bortolotti (1896-1966), padre franciscano nascido em Descalvado (SP), foi músico, regente e compositor, e residiu por aproximadamente três décadas em Lages, região do Planalto Serrano, em Santa Catarina. O frei trabalhou na administração eclesiástica e na imprensa católica, atuando, paralelamente, na prática musical sacra como compositor e regente. À época de sua chegada, no final da década de 1930, a cidade possuía uma movimentada cena artístico-musical, com a qual o frei mantinha certo grau de relação; os registros documentais deste cenário estão nos vários acervos ainda presentes na cidade. Vinculada à sua trajetória religiosa, a formação musical do frei Bernardino se desenvolveu durante a vigência do Motu Proprio Tra Le Sollicitudini (código de leis escrito pelo papa Pio X, em 1903, que versava sobre os parâmetros a serem adotados para prática musical sacra), além de ter sofrido influência dos preceitos defendidos pelo chamado movimento cecilianista, surgido na Europa, no século XIX, que preconizava uma reforma da música católica. Na sua obra musical predominam as peças para coro a cappella, a quatro vozes mistas. Durante os anos em que viveu em Lages, a sua atuação, seja como sacerdote, músico, jornalista ou líder eclesiástico, colocou o frei Bernardino numa singular posição de centralidade, e lhe conferia um papel social de mediação entre diferentes grupos sociaispor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-11T17:26:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Andrey.pdf: 5219664 bytes, checksum: 305a82d2b5b11dc2a3ee47c94eba86b2 (MD5) Previous issue date: 2009-09-15en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Estado de Santa Catarinapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentMúsicapor
dc.publisher.programMestrado em Músicapor
dc.publisher.initialsUDESCpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHistória da música em Santa Catarinapor
dc.subjectMusicologia históricapor
dc.subjectMúsica sacrapor
dc.subjectMusic history in Santa Catarinaeng
dc.subjectHistorical musicologyeng
dc.subjectSacred musiceng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApor
dc.titleFrei Bernardino Bortolotti (1896-1966) e a cena musical em Lages: uma contribuição para a historiografia da música na Serra Catarinensepor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Música

Files in This Item:
File SizeFormat 
Andrey.pdf5,1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.