Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.udesc.br/tede/tede/2342
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A prática pedagógica musical de uma professora de música na escola pública
Other Titles: The musical-pedagogical practive os a music teacher in public schools
metadata.dc.creator: Godoy, Vanilda Lídia Ferreira de Macedo
metadata.dc.contributor.advisor1: Figueiredo, Sérgio Luiz Ferreira de
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa estuda a prática pedagógico-musical de uma professora de música atuante há dez anos em duas escolas públicas da rede municipal de ensino de Florianópolis. O referencial teórico deste trabalho é Perrenoud, Tardif e Gauthier, que tratam dos estudos sobre saberes e competências docentes. O objetivo principal desta pesquisa é investigar o que constitui a prática pedagógico-musical da professora estudada. Outros objetivos são: compreender como as concepções e ações da professora foram construídas ao longo de sua trajetória e como contribuem para a educação musical que realiza; compreender parte da realidade do ensino de música curricular daquele contexto; investigar o que os alunos e a equipe pedagógica escolar pensam sobre o ensino de música realizado; e reconhecer os saberes e competências docentes manifestados nessa prática. A metodologia utilizada foi o estudo de caso com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi feita através de observações, entrevistas semi-estruturadas e um questionário. Os resultados apontam para a pluralidade de elementos que compõem a prática pedagógico-musical da professora de música estudada, em sua formação e sua experiência. As considerações finais destacam a importância de serem conhecidas e divulgadas as práticas pedagógico-musicais de professores de música, o que poderia contribuir para ampliar a reflexão dos educadores musicais e estudantes de licenciatura em música sobre as práticas pedagógico-musicais. Outras pesquisas são sugeridas de forma que seja aprofundado o estudo sobre práticas pedagógico-musicais e também sobre os saberes e competências docentes
Abstract: This research studies the musical-pedagogical practice of a music teacher that has been teaching in two public schools in Florianópolis (SC, Brazil) for ten years. The theoretical references used in this study were Perrenoud, Tardiff and Gauthier, whose studies deal with teaching knowledge and skills. The main object of this work is to study the factors that constitute the musical-pedagogical practice of this teacher. This study also aims at: understanding how the conceptions and actions of this teacher were constructed throughout her experience and how they contribute to her classes; understanding part of the reality of music teaching in this context; studying what the students and other members of the pedagogical staff think about the work developed; and recognizing the teaching knowledge and skills demonstrated in this practice. The methodology used was case studies with a qualitative approach. Collection of data was made through observations, semistructured interviews and a questionnaire. The results point to the plurality of elements that compose the musical-pedagogical practice of this teacher, in regarding her formation and experience. The final considerations highlight the importance of knowing and sharing the musical-pedagogical practice of music teachers, which could contribute to broadening the reflection of music educators and of music students about the musical-pedagogical practice. Further research is suggested in order to enable a deeper study about musical-pedagogical practice and also about teaching knowledge and skills
Keywords: Educação Musical
Música
Saberes
Competências
Prática pedagógico-musical
Música na escola pública
Music Education
Music
Knowledge
Teaching skills
Musical pedagogical practice
Music teaching in public schools
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Estado de Santa Catarina
metadata.dc.publisher.initials: UDESC
metadata.dc.publisher.department: Música
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Música
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/2342
Issue Date: 14-Mar-2009
Appears in Collections:Mestrado em Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DissertacaoVanilda.pdf1,33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.