Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.udesc.br/tede/tede/2340
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Concepções e ações de educação musical no projeto de bandar e fanfarras de São José-SC: três estudos de caso
Other Titles: Concepts and action on musical education in the bands and fanfarres projetcs of São José-SC: three cases studies
metadata.dc.creator: Cislaghi, Mauro César
metadata.dc.contributor.advisor1: Figueiredo, Sérgio Luiz Ferreira de
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho teve como objetivo registrar e analisar as concepções dos professores sobre educação musical e os processos de ensino e aprendizagem de música realizados no Projeto de Bandas e Fanfarras de São José - SC. Foi utilizada uma bibliografia que aborda a educação musical em bandas de música, e o referencial teórico adotado encontra-se nas tendências pedagógicas sintetizadas por Libâneo (1994). Foi realizado três estudos de caso, com abordagem qualitativa, sendo utilizados como técnicas de pesquisa a observação, entrevista semi-estruturada e questionários. A partir da análise, observa-se que algumas das concepções dos professores sobre educação musical se configuram efetivamente nas práticas pedagógicas. Os processos de ensino e aprendizagem de música variam conforme a abordagem realizada por cada professor, os quais utilizam traços de diversas pedagogias mesmo desconhecendo suas teorias. Os resultados sinalizam também para a importância do Projeto de Bandas e Fanfarras na vida das crianças e jovens participantes, proporcionando uma formação mais ampla como cidadãos. Além disso, são apresentadas as possíveis contribuições desta pesquisa para a área de educação musical
Abstract: The purpose of this paper is to report and analyze the concepts of the teachers about musical education and the teaching and learning processes applied at the Projeto de Bandas e Fanfarras de São José SC. A bibliography about musical education in musical bands was used and the theoretical reference adopted can be found in the pedagogical trends synthesized by Libâneo (1994). Three qualitative case studies were performed, and the research techniques used were observation, semi-structured interviews and questionnaires. From the analysis, one might observe that a few concepts of teachers on musical education are effectively the pedagogical practices. The musical teaching and learning processes vary according to each teacher s approach, who can use many different pedagogies even though they are not aware of the theories. The results also show the importance of the Bands and Fanfares Project in the life of participating children and young adults, providing a more complete formation as citizens. Furthermore, the possible contributions of this research to musical education are also presented on it
Keywords: Educação musical
Bandas de música
Music education
Marching bands
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Estado de Santa Catarina
metadata.dc.publisher.initials: UDESC
metadata.dc.publisher.department: Música
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Música
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/2340
Issue Date: 14-Mar-2009
Appears in Collections:Mestrado em Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CISLAGHIMauro Cesar.pdf536,12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.