Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.udesc.br/tede/tede/2338
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Tempo, diferença e repetição em Makrokosmos, vol. I de Georg Crumb
Tempo, diferença e repetição em Makrokosmos, vol. I de Georg Crumb
metadata.dc.creator: Kimizuka, Yuri Sizuo
metadata.dc.contributor.advisor1: Irlandini, Luigi Antônio
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa versa sobre a repetição como princípio articulador do enunciado musical em Makrokosmos vol. I de George Crumb. Partindo das leituras mais fundamentais que dizem respeito à problemática da repetição, foi necessário percorrer os caminhos entre a filosofia e a análise musical no sentido de criar conceitos/ferramentas. Isso possibilita abrir caminhos, ampliar os conhecimentos e oferecer parâmetros para a utilização de instrumentos analíticos de modo a abordar os processos de diferença e repetição neste primeiro volume do ciclo Makrokosmos. Um dos aspectos importantes para compreender esse processo é o estudo do conceito de tempo, que nesse trabalho se fundamenta em Gilles Deleuze e em Iannis Xenakis. Ambos autores elaboraram noções tripartites de tempo, e procurei traçar pontos de correspondência entre elas, de modo a elaborar o que denomino instanciações do tempo e através das quais se dá a análise do processo de repetição. Além disso, também são abordadas questões acerca da representação gráfica e sua influência no processo de elaboração musical, que estão diretamente relacionados com a concepção de tempo. É também relevante destacar os conceitos deleuzianos de território e ritornelo. Esses, sobre os quais delimitei o âmbito das repetições, possuem a força e capacidade de satisfazer a compreensão de todas as instâncias de interação que se apresentam nesse estudo analítico. Como a análise descritiva não é o escopo dessa investigação, que é a de perscrutar a lógica composicional, na segunda parte dessa dissertação dedicada a análises de peças selecionadas de Makrokosmos Vol. I o objetivo é demonstrar pontualmente os processos de repetição, e não o de descrever o que há dentro do enunciado, embora essa tarefa esteja sempre presente.
Abstract: This research is concerned with repetition as it articulates the musical statement in George Crumb´s Makrokosmos vol. I. Based on the most relevant readings about these issues it was necessary to take a path between philosophy and musical analysis in order create concepts/tools. This opens ways and broadens the knowledge, and offers parameters for the application of analytical tools in order to address the processes of difference and repetition on this Makrokosmos vol.I. One of the most important aspects to understand this process is the study of the concept of time, which in the present work is based on Gilles Deleuze and Iannis Xenakis. Both authors elaborate tripartite notions of time, and I propose correspondences among them, in order to elaborate what I call instantiations of time, by means of which the analysis of the process of repetition takes place. Furthermore, the issue of graphic representation is discussed, and it´s influence on the process of musical elaboration, which are strictly tied to the concept of time It is also relevant to say that I have used Deleuze s concepts of territory and ritornelo to delimit the bounds of repetitions, since they have the strength to satisfy the knowledge of all interactions in the present dissertation. Descriptive analysis is not the aim of this study - as to investigate the compositional logic is - thus, the second part is dedicated to analyze selected pieces of Makrokosmos vol.I and the point is to demonstrate how the process of difference and repetition works in such pieces, and not to describe what is inside the musical statement, although this task is always present.
Keywords: Música - Análise, apreciação
Intervalos musicais e escalas
Repetition
Deleuze
Makrokosmos
Time
Ritornelo
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Estado de Santa Catarina
metadata.dc.publisher.initials: UDESC
metadata.dc.publisher.department: Música
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Música
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/2338
Issue Date: 27-Mar-2015
Appears in Collections:Mestrado em Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
122592-2.pdf47,84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.