Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.udesc.br/tede/tede/2323
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A formação musical e pedagógica em quatro cursos superiores de guitarra elétrica no Brasil
metadata.dc.creator: Módolo, Thiago Grando
metadata.dc.contributor.advisor1: Figueiredo, Sérgio Luiz Ferreira de
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa intitulada A Formação Musical e Pedagógica em Quatro Cursos Superiores de Guitarra Elétrica no Brasil teve como objetivo principal investigar a formação musical oferecida em quatro cursos superiores que incluem a guitarra elétrica no Brasil e de que maneira as questões pedagógicas fazem parte da formação oferecida. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa através de um estudo de casos múltiplos envolvendo quatro universidades brasileiras dentre as que oferecem cursos de guitarra elétrica (bacharelado e licenciatura em instrumento). Quatro professores de guitarra elétrica participaram dessa pesquisa: a) um professor de instituição que há vários anos oferece Bacharelado em Música Popular com a opção pela guitarra elétrica; b) um professor de instituição que recentemente iniciou o curso de Bacharelado em Instrumento com a opção pela guitarra elétrica; c) um professor de instituição que oferece o curso de Licenciatura em Instrumento, área de Práticas Interpretativas e subárea Instrumento, com a opção pela guitarra elétrica; d) um professor de instituição que oferece o curso Licenciatura em Música com Ênfase em Práticas Interpretativas da Música Popular/Habilitação em guitarra elétrica. Os dados foram coletados a partir de documentos das instituições participantes (Projetos Pedagógicos, Planos de Ensino, informações extraídas dos sites institucionais, entre outros), através de entrevistas com os professores de guitarra elétrica e também observações de aulas nos cursos de licenciatura em instrumento e bacharelado pesquisados. A revisão da literatura tratou das seguintes temáticas: (i) as pesquisas em guitarra elétrica; (ii) a formação de professores de instrumento; (iii) licenciatura, bacharelado e licenciatura em instrumento. A fundamentação teórica baseou-se em três eixos: (i) currículo; (ii) os saberes docentes e formação profissional; (iii) o conhecimento pedagógico do conteúdo. A partir da coleta e organização dos dados, a análise de conteúdo foi 10 utilizada, sendo estabelecidas três categorias principais: as principais características das instituições; a formação musical e pedagógica dos professores de guitarra elétrica atuantes nos respectivos cursos; as estratégias de ensino da guitarra elétrica. Inicialmente, a análise ocorreu pelas instituições e pelos professores e em seguida a partir da transversalização dos dados das instituições e dos professores participantes. Dentre os principais resultados é possível destacar que: a) as aulas de instrumento têm como foco principal a formação do instrumentista; b) os professores participantes aprenderam na prática a atuarem como docentes de guitarra elétrica; c) existe a possibilidade de formação pedagógica nos cursos investigados a partir de disciplinas obrigatórias (no caso das licenciaturas) e optativas (no caso dos bacharelados); d) os professores reproduzem metodologias vivenciadas por eles durante o período de formação; e) as aulas em grupos estão presentes nas quatro instituições e proporcionam a interação entre o professor e os alunos; f) uso da tecnologia como ferramenta para auxiliar o ensino. Estudos futuros poderiam: (i) investigar a perspectiva dos estudantes de guitarra elétrica em contextos universitários, identificando elementos relacionados à preparação pedagógica dos futuros profissionais que também atuarão como professores de instrumento; (ii) discutir grades curriculares dos cursos de bacharelado e licenciatura, com o objetivo de compreender o papel das disciplinas com enfoque na pedagogia do instrumento; (iii) pesquisar repertório para a utilização no contexto do ensino superior em cursos de guitarra; (iv) estudar diferentes estratégias didáticas que seriam aplicáveis para o ensino e a aprendizagem da guitarra elétrica.
Keywords: Professores - Formação
Instrumentos de corda
Guitarra elétrica
Electric guitar
Higher education
Teacher training
Teaching strategies
Instrumental tool
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Estado de Santa Catarina
metadata.dc.publisher.initials: UDESC
metadata.dc.publisher.department: Música
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Música
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/2323
Issue Date: 27-Mar-2015
Appears in Collections:Mestrado em Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
122554.pdf5,38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.