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metadata.dc.type: Dissertação
Title: A relação do surdo com a música : representações sociais
Other Titles: The relationship between a deaf person and music: social representations
metadata.dc.creator: Kuntze, Vívian Leichsenring
metadata.dc.contributor.advisor1: Schambeck, Regina Finck
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, a qual busca compreender de que forma o indivíduo surdo constrói suas representações sociais com a música. Sendo assim, foram utilizadas as técnicas de grupo focal e entrevista semiestruturada, sendo realizados dois grupos focais com surdos, um grupo musicalizado e o outro não musicalizado, com a finalidade de observar a partir deste contraste, as realidades distintas de cada um dos grupos. A entrevista foi realizada com uma professora de música surda, a qual, a partir de suas próprias experiências, pôde transmitir como um profissional de música surdo enxerga as possibilidades e dificuldades do trabalho dentro deste contexto. O referencial teórico pautou-se nas concepções de representação social de Serge Moscovici (2011, 1978). Os resultados indicam que as vivências musicais do surdo são de extrema importância para seu posicionamento enquanto sujeito musical, fato este que implicará nas representações sociais. Semelhantemente, confirmou-se a necessidade de profissionais especializados que atuem no contexto de música e surdez, para que, através do emprego de estratégias e metodologias adequadas, possam propiciar um ensino eficaz à comunidade surda, evitando possíveis bloqueios ou traumas por parte do aluno.
Abstract: This work is a qualitative research study, which seeks to understand how a deaf individual builds his social representations with music. Thus, the techniques of focus groups and semi-structured interviews were used, two focus groups with deaf, one with knowledgment in music, and the other without this acquaintance, in order to observe from this contrast, the different realities of each group. The interview was conducted with a deaf teacher of music, which from her own experience could reveal how a deaf music professional sees the possibilities and difficulties of working within this context. The theoretical framework was based on conceptions of social representation of Serge Moscovici (2011, 1978). The results indicate that the musical experiences of the deaf are of utmost importance to their positioning as a musical subject, a fact that implies the social representations. Similarly, confirmed the need for skilled professionals working in the context of music and deafness, so that through the use of appropriate strategies and methodologies, may provide an effective education to the deaf community, avoiding any blockages or traumas for the student.
Keywords: Surdos - Educação
Educação Musical
Educação Musical Especial
Música e Surdez.
Music Education
Special Music Education
Music and Deafness
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Estado de Santa Catarina
metadata.dc.publisher.initials: UDESC
metadata.dc.publisher.department: Música
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Música
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/2312
Issue Date: 10-Feb-2014
Appears in Collections:Mestrado em Música

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