Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.udesc.br/tede/tede/2308
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Um estudo sobre a formação e atuação do professor de violão em Santa Catarina
Other Titles: A study regarding the educator and professional performance of guitar teachers in the state of Santa Catarina.
metadata.dc.creator: Figueredo, Marcos Antônio de Araújo
metadata.dc.contributor.advisor1: Mateiro, Teresa
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho de pesquisa apresenta um estudo a respeito da formação e atuação dos professores de violão no Estado de Santa Catarina. O objetivo proposto é conhecer como foi a formação acadêmica dos professores de violão e entender qual a relação entre a sua formação e a atuação profissional. A metodologia empregada foi do tipo levantamento survey, com questões divididas em três temas fundamentais: o perfil do professor, a formação acadêmica e a atuação profissional dos docentes. A amostra restringiu-se a 26 (vinte e seis) professores de violão, incluindo graduados e acadêmicos em formação em Música (Licenciatura e Bacharelado), que atuam profissionalmente em 27 (vinte e sete) municípios catarinenses. Os resultados da pesquisa revelaram que a formação do professor de violão se dá no exercício da profissão em diversas situações de ensino, do estágio docente à pós-graduação. Conclui-se que os professores estão satisfeitos com os conhecimentos musicais, pedagógicos e habilidades técnicas adquiridas nos respectivos cursos e reconhecem o valor da educação continuada. Além disso, constatou-se que existe uma relação próxima da formação superior em Música com as necessidades teóricas e práticas do professor de violão em virtude da ampla variedade de conhecimentos que fundamentam a profissão e a atuação do professor em diferentes níveis e contextos.
Abstract: The following research work introduces a study regarding the formation and degree of guitar teachers in the state of Santa Catarina. The goal of this project is to know how the teacher s academic background was and to understand the connection between their educational formation and work. The methodology used was data collection a survey with questions divided in three central topics: the teacher s profile, their educational background and professional performance. The sample was restricted to 26 (twenty six) guitar teachers, including graduates and academic in 27 (twenty seven) cities in Santa Catarina. The survey results revealed that the formation of the guitar teacher is built as a result of different academic situations, such as trainee and post graduation. It is concluded that teachers are satisfied with the musical knowledge; pedagogical and technical skills acquired in their courses and recognize the value of continuing education. Furthermore, it was found that there is a close relationship of higher education in music with the theoretical and practical needs of the guitar teacher, because of the wide variety of knowledge that underlie the profession and the teacher performance in different levels and contexts.
Keywords: Violão - Instrução e estudo
Formação
Atuação
Professor
Violão
Degree
Field of work
Teacher
Guitar
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Estado de Santa Catarina
metadata.dc.publisher.initials: UDESC
metadata.dc.publisher.department: Música
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Música
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/2308
Issue Date: 30-Sep-2013
Appears in Collections:Mestrado em Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
114570.pdf1,83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.