Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.udesc.br/tede/tede/2300
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Três estilos do violão brasileiro : choro, jongo e baião
metadata.dc.creator: Bonilla, Marcus Facchin
metadata.dc.contributor.advisor1: Piedade, Acácio Tadeu de Camargo
metadata.dc.description.resumo: Esse trabalho consiste da investigação das estratégias composicionais adotadas por alguns violonistas compositores contemporâneos brasileiros, para caracterização dos gêneros choro, jongo e baião em suas obras para violão. Por essas obras fazerem parte de um universo conhecido como ¿violão brasileiro¿, inicialmente realizou-se um levantamento bibliográfico de questões históricas do violão no Brasil, assim como também dos gêneros tratados e suas respectivas características. A principal ferramenta de análise foi o conceito de spatio-motor thinking, termo criado por Baily (1985) para determinar os padrões de movimento formadores das estruturas musicais rítmicas e melódicas que caracterizam os gêneros abordados. Essa investigação identifica, entre outros aspectos, a tradução para o repertório violonístico de elementos retóricos de cada um dos gêneros tratados, assim como a representação de movimentos inerentes do toque do pandeiro, da zabumba, do triângulo, da sanfona e dos tambores transpostos para o violão.
Keywords: Compositores - Brasil
Música para violão
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Estado de Santa Catarina
metadata.dc.publisher.initials: UDESC
metadata.dc.publisher.department: Música
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Música
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/2300
Issue Date: 27-Mar-2013
Appears in Collections:Mestrado em Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
112515.pdf5,57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.