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dc.contributor.advisor1Holler, Marcos Tadeu
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5455895659432446por
dc.creatorSouza, Marcel Oliveira de
dc.date.accessioned2017-07-11T17:26:00Z-
dc.date.available2012-04-11
dc.date.available2017-07-11T17:26:00Z-
dc.date.issued2012-04-09
dc.identifier.urihttp://tede.udesc.br/handle/handle/2287-
dc.description.abstractEste trabajo presenta un estudio musicológico sobre la producción de músicas por La radio en el contexto de fundación de la Rádio Clube de Lages, Santa Catarina, entre las décadas de 1940 y 1950. En ese sentido, la música de radio es tomada como categoría analítica para pensar un espacio de producción específico que se establece a partir de la inauguración de la primera estación de radio de la meseta catarinense. A partir del análisis de fonogramas e investigación documental sobre todo en diarios del periodo , busco articular una visión de los géneros musicales actuantes y los sentidos históricos involucrados en esta producción. Considerando que la radiodifusión fue un fenómeno que se difunde más intensamente por El interior del país a partir del periodo en tema, el presente estudio busca contribuyere para una perspectiva de la música de radio bajo un punto de vista regional, sin perder de vista las implicaciones políticas más amplias del fenómeno analizado, como la discusión acerca de la modernización y progreso del país a través de La naciónspa
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um estudo musicológico sobre a produção de músicas pelo rádio no contexto de fundação da Rádio Clube de Lages, Santa Catarina, entre as décadas de 1940 e 1950. Nesse sentido, a música de rádio é tomada como categoria analítica para pensar um cenário de produção específico que se estabelece a partir da inauguração da primeira estação de rádio do planalto catarinense. A partir da análise de fonogramas e pesquisa documental sobretudo em jornais do período , procuro articular uma visão dos gêneros musicais em voga e os sentidos históricos envolvidos nessa produção. Considerando que a radiodifusão foi um fenômeno que se espraia mais intensamente pelo interior do país a partir do período em questão, o presente estudo busca contribuir para uma visão da música de rádio sob um ponto de vista regional, sem perder de vista as implicações políticas mais amplas do fenômeno analisado, como a discussão acerca da modernização e progresso do país através da construção da naçãopor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-11T17:26:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 marcel.pdf: 1102097 bytes, checksum: 447944484715f5e890336cdfe9a92163 (MD5) Previous issue date: 2012-04-09en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Estado de Santa Catarinapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentMúsicapor
dc.publisher.programMestrado em Músicapor
dc.publisher.initialsUDESCpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMúsica de rádiopor
dc.subjectRadiodifusão em Lagespor
dc.subjectPolíticas de modernização da naçãopor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectRádio Radiodifusão Lages (SC)por
dc.subjectMúsica de radiospa
dc.subjectRadiodifusión en Lagesspa
dc.subjectPolíticas de modernización de la naciónspa
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApor
dc.titleA voz do progresso: música e modernização nas ondas da Rádio Clube de Lages-SCpor
dc.typeDissertaçãopor
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