Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.udesc.br/tede/tede/1880
Tipo: Dissertação
Título: Controle inteligente da qualidade de água para tanques
Autor(es): Silvestre, Cesar Augusto Pereira
Primeiro Orientador: Sá, Claudio Cesar de
Resumo: Esta dissertação trata do problema de uma aplicação de automação inteligente no processo de controle de qualidade de água para tanques de água doces, tais como aqueles utilizados pelos psicultores e aquaristas(ou aquariofilista). Para esta implementação montou-se um tanque de água doce e um conjunto de equipamentos de controle (hardware e software) para se medir e corrigir a qualidade da água (essencialmente pH e temperatura0 necessários para a criação de peixes e plantas ornamentais. Estes animais e plantas são bastantes sensíveis a qualidade da água necessitando um bom controle de temperatura e pH. A proposta portanto é utilizar-se de técnicas de Inteligência Artificial, especificamente da Lógica Difusa associada a automação e controle, com o objetivo de realizar o monitoramento e correção dos parâmetros que influenciam este ambiente aquático. Com a Lógica difusa procurou-se representar o conhecimento do especialista em criação de peixes e plantas, de forma a dar a resposta necessária para o controle eficiente do tanque de água doce. O sistema aqui analisado encontra-se dentro de uma classe de problemas de difícil solução devido ao fato dos processos biológicos serem pouco definidos, ou definido de maneira vaga e as equações físico-químicas que regem o sistema serem de grande complexidade. Através da Lógica Difusa procurou-se facilitar a resolução deste problema uma vez que, co o uso desta não necessita-se de uma modelagem matemática completa e precisa através de funções ou equações diferenciais que caracterizam o comportamento do sistema. A montagem prática do sistema contempla uma implementação em hardware e software. O hardware dói dividido em duas placas: a placa controladora do sistema e placa de aquisição de sinais e acionamento. Estas duas placas funcionam integradas com o propósito de realizar o controle inteligente do tanque de água doce. A placa controladora é responsável pelo processamento digital das informações e a placa de aquisição e acionamento é responsável pelo tratamento da informação de entrada (sensores) e saída da placa, ou seja, comandos de acionamento dos dispositivos de aquecimento, arrefecimento e injeção de CO2. O software foi programado em linguagem de baixo nível (assembly) e inserido no microcomputador que irá realizar todo o processamento das informações do sistema. Neste programa foram armazenados todas as curvas de pertinência necessárias para o funcionamento do algoritimo da Lógica Difusa. O teste prático do sistema de controle difuso foi realizado em um aquário de água doce de pequenas dimensões, o que se mostrou bastante adequado a esse tipo de aplicação. Entre os benefícios obtidos com a montagem e teste do sistema difuso observou-se que o pH e temperatura da água ficaram mais estáveis, houve um aumento significativo no crescimento das plantas e a redução da taxa de mortalidade dos peixes foi acentuada, o que prova que o uso da Inteligência Artificial é bastante válido neste tipo de aplicação.
Palavras-chave: Inteligência artificial
Lógica difusa
Controle inteligente
Automação
Redes neurais(Computação)
Processamento eletrônico de dados
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS::AUTOMACAO ELETRONICA DE PROCESSOS ELETRICOS E INDUSTRIAIS
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade do Estado de Santa Catarina
Sigla da Instituição: UDESC
metadata.dc.publisher.department: Automação Industrial
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Automação Industrial
Citação: SILVESTRE, Cesar Augusto Pereira. Controle inteligente da qualidade de água para tanques. 2003. 135 f. Dissertação (Mestrado em Automação Industrial) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Joinville, 2003.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/1880
Data do documento: 14-Fev-2003
Aparece nas coleções:Mestrado em Automação Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Cesar Silvestre.pdf2,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.