Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.udesc.br/tede/tede/1832
Tipo: Dissertação
Título: Desenvolvimento de um sistema de espectroscopia de impedância elétrica usando sintetizador direto digital
Autor(es): Stiz, Rodrigo Alécio
Primeiro Orientador: Bertemes Filho, Pedro
Resumo: As propriedades elétricas dos materiais biológicos são largamente estudadas em espectroscopia que, por sua vez, relaciona os parâmetros elétricos do material com patologias associadas, tais como o câncer. Tais parâmetros podem ser obtidos utilizando sistemas de aquisição de dados que, por sua vez, estão conectadas a microcomputadores e são controlados por softwares específicos. O objetivo deste trabalho é desenvolver um sistema analisador de bioimpedância elétrica de oito canais utilizando um sintetizador direto digital, possuindo características como: portabilidade, baixo custo, e operando com freqüências na faixa de a 1 MHz. O sistema proposto é dividido em sete módulos: gerador de sinais senoidais, de corrente controlada por tensão, sistema de multiplexação, sistema de medição de circuito detector de fase, sistema de aquisição de dados e visualização gráfica. A comunicação é feita pela porta serial RS-232 que, por sua vez, envia os dados de amplitude e Ja tensão medida no material sob estudo. Os dados são visualizados em uma interface gráfica desenvolvida em Matlab®, podendo ainda ser adquiridos no HyperTerminal de um microcomputador. Vários testes de desempenho foram feitos, tanto para cargas puramente Ivas como para cargas RC, resultando em um erro máximo de ±0,85% na amplitude e na fase. Além destes testes, foram feitas medições de admitância em materiais icos utilizando uma sonda de eletrodos. Devido as respostas não lineares da fonte de corrente Howland e do amplificador de instrumentação, o desempenho do sistema ficou ado para freqüências inferiores a 300 kHz, çlificultando sua linearização quando utilizada ia de eletrodos. No entanto, pode ser concluído que o sistema de bioimpedância elétrica ivolvido neste trabalho atingiu os objetivos propostos, podendo ser utilizado como referência para trabalhos futuros no Laboratório de Instrumentação Eletrônica e Biomédica da UDESC.
Palavras-chave: Espectroscopia
Bioimpedância elétrica
Sintetizador digital direto
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS::AUTOMACAO ELETRONICA DE PROCESSOS ELETRICOS E INDUSTRIAIS
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade do Estado de Santa Catarina
Sigla da Instituição: UDESC
metadata.dc.publisher.department: Engenharia Elétrica
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Engenharia Elétrica - Profissionalizante
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/1832
Data do documento: 16-Dez-2008
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rodrigo Alecio - Completo.pdf6,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.