Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.udesc.br/tede/tede/1787
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Customização de sensibilidade de sensores a redes de período longo em fibras ópticas monomodo padrão e aplicações
Other Titles: Sensibility customization of long period gratings sensors in standard single-mode fibers and aplications
metadata.dc.creator: Sebem, Renan
metadata.dc.contributor.advisor1: Paterno, Aleksander Sade
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho explora o potencial e demonstra a implementação das redes de período longo em fibra como sensores de índice de refração. É proposto um projeto do sensor em que a sensibilidade ao índice de refração é aperfeiçoada. O projeto contempla a utilização do sensor com interrogação de maneira simples e de baixo custo. Diversos parâmetros de fabricação são investigados e o processo é aprimorado para atingir as especificações de projeto, e também a fim da obtenção de repetibilidade no processo. Novas ideias foram propostas para fabricação de redes inclinadas e para o controle do duty cycle da modulação de índice da rede de maneira prática com equipamentos de baixo custo. A fabricação do sensor em fibra é feita através de laser de CO2, ponto a ponto, e com modulação de índice uniforme. As redes foram interrogadas através de analisador de espectro óptico e também por demodulação de borda de filtro na região de 1550 nm através de uma placa eletrônica, desenvolvida neste trabalho com normalização automática do sinal. Resultados mostram que a sensibilidade ao índice de refração é influenciada por alguns parâmetros de projeto e fabricação da rede em fibra. Experimentos realizados mostraram um aumento considerável na sensibilidade da rede ao índice de refração.
Abstract: This work explores the potential and shows the implementation of the long period gratings as refractive index sensors. It is proposed a sensor design where the refractive index sensitivity is improved. The design includes the use of the sensor with simple and low cost interrogation. Several manufacturing parameters are investigated and the process is enhanced to meet the design specifications, and also to obtain repeatability in the process. New ideas were proposed to manufacture tilted gratings and to control the index modulation duty cycle in a practical way with inexpensive equipment. The inscription of the fiber sensor is made by CO2 laser, point to point, with a uniform index modulation. The gratings were interrogated by an optical spectrum analyzer and also by edge filter demodulation in the 1550 nm region through an electronic board, developed in this work with automatic normalization of the signal. Results show that the refractive index sensitivity is influenced by several design and manufacturing parameters of the fiber grating. Performed experiments show a considerable increase in the refractive index sensitivity of the grating.
Keywords: Redes de período longo
Refratometria
Laser de CO2
Indice de refração
Sensor em fibra óptica
Long period gratings
Refractometry
CO2 laser,
Refractive index
Optical fiber sensor
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Estado de Santa Catarina
metadata.dc.publisher.initials: UDESC
metadata.dc.publisher.department: Engenharia Elétrica
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Engenharia Elétrica Acadêmico
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/1787
Issue Date: 21-Sep-2015
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Engenharia Elétrica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Renan Sebem.pdf14,44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.