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metadata.dc.type: Dissertação
Title: O uso do twitter e facebook para divulgação científica : um estudo netnográfico em perfis de bibliotecas universitárias federais do sul do Brasil
metadata.dc.creator: Vicente, Natalí Ilza
metadata.dc.contributor.advisor1: Corrêa, Elisa Cristina Delfini
metadata.dc.description.resumo: Divulgação científica, redes sociais na internet, por meio do Twitter e Facebook, bibliotecas universitárias são temas pilares desta pesquisa. Utilizou-se o método netnográfico, que tem seus preceitos na antropologia e buscou-se analisar as postagens realizadas nos perfis do Twitter e Facebook e suas interações com foco no conteúdo de divulgação científica. Para fundamentar este trabalho de pesquisa, abordou-se inicialmente o tema ciberespaço, sendo objeto fundante deste contexto, seguido das redes sociais na internet, passando pelo Twitter e Facebook. Sobre a biblioteca universitária, realizou-se a exposição de sua finalidade, essência dentro da universidade, expansão para a biblioteca 2.0. Por fim, a discussão entra no campo da divulgação científica. Mediante a observação participante, interpretaram-se os dados coletados com a finalidade de verificar se as postagens contribuem para democratização do acesso e inclusão do cidadão ao debate sobre ciência, dimensões primordiais da divulgação científica. Como resultado, a pesquisa constatou que o Twitter e o Facebook são utilizados de forma distintas pelas bibliotecas, o primeiro com foco para divulgação científica e o segundo com postagens de cunho não científico, como temas de função administrativa. Apesar de o Twitter contribuir mais para a democratização do acesso à informação científica, nenhuma das duas redes sociais analisadas incluem o interagente ao debate. Como produto final da dissertação, apresenta-se uma sugestão de metodologia de análise netnográfica para redes sociais na internet com foco na divulgação científica. Por fim, conclui-se que as bibliotecas alvo deste estudo precisam repensar a presença nas redes sociais na internet e planejar critérios de medição e avaliação, analisando toda forma e possibilidade de ligação entre a biblioteca e seus interagentes por meio dessas redes. A partir disso, construir um ambiente democrático e de inclusão, tornando-se um instrumento de socialização.
Abstract: Science communication, social networking sites such as Twitter and Facebook and university libraries are the pillar themes of this research. By using the netnographic method, which has its precepts in anthropology, posts made in Twitter and Facebook profiles and their interactions are analyzed, focusing on scientific dissemination content. In support of this research it was initially approached the cyberspace issue, being the founding object of this context, followed by social networking sites, through Twitter and Facebook. About the university library, its purpose was described as essential within the university, expanding to the 2.0 library. Finally, the discussion enters the field of science communication. Through participant observation the data collected were interpreted in order to verify that the threads are contributing to democratization of access and inclusion of citizens in the debate about science, which are primordial dimensions of science communication. As a result, the research found that Twitter and Facebook are used by libraries in different ways, firstly with focus on scientific dissemination and secondly with posts with no scientific nature, such as administrative function. Although Twitter contributes more for the democratization of the access to scientific information, none of the networks include thepublic in the debate. As a final product of the dissertation it is presented a suggestion for netnographic analysis for social networking sites. Finally, it is concluded that the target libraries in this study need to rethink their presence in social networks on the Internet and adopt measurement and evaluation criteria, analyzing every form and possibility of connection between the library and its audience through these networks. From that, building a democratic and inclusive environment, becoming a socialization tool.
Keywords: Bibliotecas universitárias
Redes de informação
Redes sociais on-line
Scientific Communication
Social networks on the internet
University libraries
Twitter
Facebook
Netnographic method
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Estado de Santa Catarina
metadata.dc.publisher.initials: UDESC
metadata.dc.publisher.department: Ciência da Informação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Gestão de Unidades de Informação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/1687
Issue Date: 18-Jun-2015
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão de Unidades de Informação

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