Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.udesc.br/tede/tede/1499
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Comparação entre os resultados obtidos pelo processo de injeção de poli(Óxido de Metila) vesus simulação de injeção
metadata.dc.creator: Sacchelli, Carlos Maurício
metadata.dc.contributor.advisor1: Bom, Ricardo Pedro
metadata.dc.description.resumo: Este estudo é uma comparação entre os resultados obtidos pelo processo de injeção do copolímero poli (óxido de Metila) POM M90, produzido pelo Hoechst com os de simulação de injeção através do aplicativo Moldflow. Os experimentos foram realizados em dois moldes, um com três cavidades e outro com duas cavidades. A pressão de injeção, para ambos foi ajustada em um valor máximo e as válvulas de vazão totalmente abertas, assim, foi determinado o tempo mínimo de injeção (tm) para completar as cavidades. As pressões de injeção foram reduzidas e o processo de injeção foi interrompido no tempo tm. Como resultado, as cavidades não foram completamente preenchidas, sendo as massas dos corpos de prova injetados determinadas. Na simulação, as cavidades foram modeladas, e simuladas segundo normas do aplicativo, sendo os parâmetros de simulação utilizados iguais ao da injeção. As vazões de injeção na simulação foram determinadas em função da massa do injetado, de sua especifica e do tempo tm. A massa especifica foi obtida experimentalmente através do plastômetro de extrusão (aparelho utilizado para a determinação do índice de fluidez). Após as simulações, foram analisados os seguintes parâmetros de comparação: preenchimento das cavidades no tempo de referencia tm, massas do injetado e do simulado, as vazões simuladas e injetadas e a massa especifica do material. Como parâmetro simples de comparação entre estas técnicas foi utilizado a massa especifica do POM M90. Os resultados encontrados no método de obtenção da massa especifica foram coerentes indicando que o plastômetro de extrusão pode ser utilizado para este fim, os dados obtidos pela simulação de injeção indicaram que a mesma pode descrever com boa aproximação o processo de injeção do POM M90.
Keywords: Processo de injeção
Simulação de injeção
Moldflow
Poliacetal-POM
Massa específica
ìndice de fluidez
Plastômetro de extrusão
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::POLIMEROS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Estado de Santa Catarina
metadata.dc.publisher.initials: UDESC
metadata.dc.publisher.department: Ciência dos Materiais
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais
Citation: SACCHELLI, Carlos Maurício. Comparação entre os resultados obtidos pelo processo de injeção de poli(Óxido de Metila) vesus simulação de injeção. 2000. 1 f. Dissertação (Mestrado em Ciência dos Materiais) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Joinville, 2000.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/1499
Issue Date: 25-Feb-2000
Appears in Collections:Mestrado em Acadêmico em Ciência e Engenharia de Materiais

Files in This Item:
File SizeFormat 
Carlos Mauricio Sacchelli .pdf62,72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.