Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.udesc.br/tede/tede/1481
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Carga da doença para as amputações de membros inferiores atribuíveis ao diabetes Mellitus no estado de Sana Catarina 2008-2013
Other Titles: Burden of lower limb amputation due to Diabetes Mellitus in Santa Catarina state 2008-2013
metadata.dc.creator: Santos, Kadine Priscila Bender dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Luz, Soraia Cristina Tonon da
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Mochizuki, Luis
metadata.dc.description.resumo: Os estudos de Carga Global da Doença (GBD) alertam que idosos com doenças crônicas irão viver mais, porém com incapacidades como é o caso das amputações de membros inferiores atribuíveis ao diabetes mellitus (DM). O objetivo deste estudo foi estimar a GBD para as amputações de membros inferiores atribuíveis ao DM no Estado de Santa Catarina, no período de 2008 a 2013. Realizou-se um estudo epidemiológico descritivo de base hospitalar, utilizando o cálculo de DALY (disability adjusted life years). A partir das Autorizações de Internação Hospitalar no período de 2008 a 2013, foram incluídas pessoas submetidas à cirurgia de amputação nos hospitais públicos do Estado de Santa Catarina e a prevalência do óbito por DM registrados no sistema de informação de mortalidade nesse período. Ocorreram 1.183 amputações de membros inferiores em pessoas com DM nos últimos 6 anos considerando-se todas as microrregiões do Estado de Santa Catarina. A carga revelou-se elevada e a morbidade foi a principal responsável por mais de 8 mil anos de vida sadia perdidos (93% do DALY), em homens e mulheres acima de 60 anos de idade com maior impacto na expectativa de vida de homens. Estimamos a GBD de uma população majoritariamente idosa que envelhecerá com a amputação de membro Inferior. Assim, há necessidade de assistência planejada a partir de intervenções reabilitadoras em tempo real, levando em consideração que as distribuições das taxas de DALY nas 20 microrregiões do estado não mostraram distribuição homogênea. Alerta-se para a criação de equipes multidisciplinares para a identificação precoce do pé diabético, além da necessidade de capacitação das equipes na atenção especializada e ampliação da atuação do fisioterapeuta na reabilitação pré e pós-protetização.
Keywords: amputação
anos potenciais de vida perdidos
DALY
diabetes Mellitus
reabilitação
amputation
potential years of life lost
DALY
Diabetes Mellitus
rehabilitation
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade do Estado de Santa Catarina
metadata.dc.publisher.initials: UDESC
metadata.dc.publisher.department: Avaliação e intervenção em fisioterapia
metadata.dc.publisher.program: Mestrado em Fisioterapia
Citation: SANTOS, Kadine Priscila Bender dos. Burden of lower limb amputation due to Diabetes Mellitus in Santa Catarina state 2008-2013. 2015. 2 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação e intervenção em fisioterapia) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede.udesc.br/handle/handle/1481
Issue Date: 10-Dec-2015
Appears in Collections:Mestrado em Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RESUMO KADINE.pdf15,48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.