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dc.contributor.advisor1Faleiro, José Ronaldo
dc.creatorFarias, Paula Bittencourt de
dc.date.accessioned2017-07-10T16:51:50Z-
dc.date.available2011-07-26
dc.date.available2017-07-10T16:51:50Z-
dc.date.issued2011-06-05
dc.identifier.urihttp://tede.udesc.br/handle/handle/1251-
dc.description.abstractThe research aims to investigate the composition of dramatic Fools of three Shakespearean plays, checking the function of humor in the unfolding plot. The Fools studied are: Touch in "As You Like It"; Feste in "Twelfth Night" and the Fool in "King Lear". By reconstructing the comic aspects of ancestral figures and popular culture comic medieval and Renaissance, is investigated in the first chapter, the history of real Fools, their types, characteristics and influences. The second chapter is a description of Fools in Shakespearean plays centered on their main characteristics and an analysis based on the "categories", first of the Fool "Fool", as the one that plays, which amuses, that part of the body, of the passions and of the madness. Second the Fool "Jester", which is more philosophical, playing with the sacred and that part of the reason. Finally, a conclusion that fools of Shakespeare show the true expression of these figures, and its universal force surpasses time and space, keeping always contemporaryeng
dc.description.resumoA pesquisa objetiva investigar a composição dramática dos Bobos de três peças de Shakespeare, verificando a função do humor no desenrolar da trama. Os Bobos estudados são: Toque de ―Do seu Jeito; Feste de ―Noite de Reis; e o Bobo de ―Rei Lear. A partir da reconstituição dos aspectos cômicos de figuras ancestrais e da cultura cômica popular da Idade Média e do Renascimento, é investigado no primeiro capítulo, a história dos Bobos verídicos, seus tipos, suas características e influências. No segundo capítulo é feita uma descrição dos Bobos na dramaturgia shakespeariana com base nas suas principais características e uma análise embasada nas ―categorias primeiramente do Bobo ―Fool, ou seja, aquele que joga, que diverte, parte do corpo, das paixões e da loucura. E depois do Bobo ―Jester, que é mais filosófico, que joga com o sagrado e que parte da razão. Por fim, conclui-se que os Bobos de Shakespeare mostram a expressão verdadeira dessas figuras, e sua força universal, que ultrapassa tempo e espaço, mantendo-se sempre atuaispor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-10T16:51:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Paula.pdf: 1150058 bytes, checksum: 13b27fb2c05e30868ed91ecbf483bbbf (MD5) Previous issue date: 2011-06-05en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Estado de Santa Catarinapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentTeatropor
dc.publisher.programMestrado em Teatropor
dc.publisher.initialsUDESCpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBobopor
dc.subjectShakespearepor
dc.subjectRisopor
dc.subjectShakespeare, William, 1564-1616por
dc.subjectCrítica e interpretaçãopor
dc.subjectFooleng
dc.subjectShakespeareeng
dc.subjectLaughtereng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpor
dc.titleO bobo da corte : uma perspectiva da bobagem trágica em Shakespearepor
dc.typeDissertaçãopor
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